segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Saúde


Obras do Hospital da Mulher estão em fase de finalização

Às vésperas do Réveillon, as obras do Hospital da Mulher Maria Luzia dos Santos Costa, no Largo de Roma, em Salvador, seguem em ritmo acelerado. Segundo maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Brasil, ele será inaugurado pelo governador Rui Costa no próximo dia 9. 

 

A unidade prestará assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, além do atendimento na área de reprodução humana, oncologia e situações relacionadas à violência sexual. O Governo do Estado investiu mais de R$ 40 milhões no hospital, entre obras e equipamentos




Novo hospital do Governo do Estado será exclusivo para mulheres

Na Bahia, vivem cerca de 130 mil mulheres a mais que homens. O número se reflete no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2015, do total de 837 mil internações, 514 mil foram de mulheres e 323 mil de homens. Para atender o público feminino com mais rapidez e eficácia, o Governo do Estado inaugura, na próxima segunda-feira (9), o Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador. Ele será o segundo maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Brasil.

Antes mesmo da inauguração, as baianas já comemoram a implantação da unidade, que será um centro de referência estadual com dez salas cirúrgicas e 136 leitos. “A gente precisava de hospital para mulheres, para fazer exames preventivos, ultrassom mamário e vaginal. Isso tudo é muito importante”, afirma a vendedora autônoma Ana Cristina Santos, 56 anos. Já a doméstica Ana Paula de Jesus, 36, lembra que chegou a dormir em fila “tentando marcar exames preventivos e ultrassom. Agora não vamos vai precisar ficar deslocando para fazer exames em muitos lugares. Vai ter tudo no hospital”.

“Nós sabemos que as mulheres são as que mais procuram os médicos e esta unidade vai fazer uma grande diferença. Nós temos que estar atentas aos exames de detecção do câncer de mama e de útero. A gente vê que é um hospital bem planejado e estruturado”, afirma Ligia Gonçalves, 53 anos, que é diretora de uma clínica no Largo de Roma.

Serviços

O Hospital da Mulher vai prestar assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, além do atendimento na área de reprodução humana, oncologia e situações relacionadas à violência sexual. As mulheres também terão acesso ao serviço de planejamento familiar. O objetivo será oferecer métodos contraceptivos reversíveis de longa duração. Esse serviço terá como público-alvo, principalmente, mulheres com risco de trombose, hipertensão, cardiopatias, com doença falciforme e/ou em situação de vulnerabilidade social.


Repórter: Raul Rodrigues

 

Fonte:Agecom/BA.

Nenhum comentário: