terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Projeto da ponte Salvador-Itaparica avança




Da Redação

Descrição: Rui Costa e representantes do grupo chinês durante a assinatura do protocolo, nesta segunda-feira, 9, no Palácio de Ondina - Foto: Daniele Rodrigues l Gov-BA

 

 

Rui Costa e representantes do grupo chinês durante a assinatura do protocolo, nesta segunda-feira, 9, no Palácio de OndinaDaniele Rodrigues l Gov-BA


O governador Rui Costa recebeu representantes da estatal China Road and Bridge Corporation (CRBC), uma das quatro maiores do país asiático, nesta segunda-feira, 9, no Palácio de Ondina, para assinar protocolo de intenções para construção da ponte Salvador-Itaparica. A minuta do documento foi finalizada no último fim de semana e é resultado de um longo processo na busca do governo do estado pela viabilização do projeto.

“É um investimento bastante expressivo. Estamos falando de algo em torno de R$ 7 bilhões. O que acabamos de assinar é um documento que autoriza a estatal chinesa a fazer os estudos necessários sobre a ponte. Durante um prazo de seis meses, eles analisarão detalhadamente o projeto arquitetônico, estrutural e financeiro. Após esses estudos, poderão bater o martelo sobre quanto custará a ponte e qual é a modelagem econômica e financeira para o projeto”, explicou o governador.

"

“Durante seis meses, eles analisarão detalhadamente o projeto”

Governador Rui Costa

Obras na Ásia

A estatal chinesa é responsável por grandes obras em países asiáticos, como Vietnã, Indonésia, Cambodia e Bangladesh. No Brasil, a Bahia será a porta de entrada para os investimentos da empresa.

Estrutura

Segundo os estudos preliminares, a ponte deverá ter 12 km de extensão, por 32m de largura, o que permite a criação de seis faixas de tráfego e duas pistas de acostamento

A China Road and Bridge Corporation irá enviar uma equipe para avaliar as condições ambientais que envolvem a obra e reestudar o projeto. “É uma empresa de grande porte, com muita experiência e tecnologia. Atualmente, das dez maiores pontes que estão sendo construídas no mundo, eles estão construindo cinco”, acrescentou Rui.

Descrição: http://fw.atarde.uol.com.br/2014/10/750_ponte-salvador-ilha_1454075.jpg?pfdrid_c=false&uid=811427ee-f68d-4115-a6f4-df0aab63fff0A licença prévia ambiental  da ponte foi emitida  em junho do ano passado (Foto: Divulgação)

Dia histórico

Para o vice-governador e secretário do Planejamento do estado, João Leão, a assinatura representa um importante passo de viabilização do projeto.

“Hoje (segunda-feira) é um dia histórico para o estado da Bahia. Assinamos um protocolo de intenções com uma das maiores empresas do mundo, no intuito de construir a ponte Salvador-Itaparica, além da duplicação dos trechos que ligam Bom Despacho até Santo Antônio de Jesus e Nazaré até Valença. O objetivo é levar um grande desenvolvimento para essa região, com geração de empregos”, afirmou Leão.

O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, também participou do encontro. Pela empresa, que possui expertise na construção de pontes, portos e ferrovias, estiveram presentes o vice-diretor-geral da América do Sul, Zhang Xin, e o gestor de Marketing para o Brasil, Gao Yunhai.
Fonte:A Tarde

Nenhum comentário: