quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Bahianoticias informa:



Quarta, 11 de Janeiro de 2017 - 18:40


Descrição: Manifesto pede renúncia de Alexandre de Moraes; ex-ministros endossam carta

Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil

Uma carta aberta foi realizada requerendo a renúncia do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. A carta foi realizada pelo centro acadêmico 11 de Agosto, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e assinada por juristas, advogados, políticos, movimentos sociais, entidades de classe e endossadas pelos ex-ministros de Justiça José Eduardo Cardozo, Tarso Genro e os ex-ministros de Direitos Humanos, Maria do Rosário e Rogério Sottili. O texto critica declarações que foram dadas por integrantes do governo Temer após as mortes nas prisões, como a referência ao episódio por parte de Temer como "acidente" e o ex-secretário nacional de Juventude que afirmou que o massacre "tinha que matar mais". A carta aponta que a postura de Moraes é "omissa, inábil e populista, [tornando-o] absolutamente incompatível com a posição de ministro da Justiça". De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o documento também afirma que o novo Plano Nacional de Segurança, que foi anunciado pelo ministro, foi "formulado a portas fechadas e centrado fundamentalmente em policiamento e no recrudescimento da política de drogas".


Descrição: Banco Central anuncia corte de juros para 13% ao ano

Foto: Reprodução / Blog Granconcursoonline

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou, nesta quarta-feira (11), o corte de 0,75% da taxa básica de juros da economia, que passou para 13% ao ano. Este foi o terceiro corte seguido no valor e, segundo o BC, reflete a aceleração da redução da Selic, graças a previsões de que a retomada de crescimento da economia deve demorar a acontecer. Além disso, o IBGE divulgou nesta quarta que a inflação de 2016 fechou em 6,29%, abaixo da previsão do BC, que era de 6,5%. Este é o menor patamar dos juros desde abril de 2015, quando estava em 12,75% ao ano.


Quarta, 11 de Janeiro de 2017 - 16:00


Descrição: Temer muda discurso e diz que facções fizeram ‘pavorosa matança’ em Manaus

Foto: Lula Marques / Agência PT

Após classificar o massacre no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) como “acidente pavoroso”, o presidente Michel Temer mudou o tom do discurso e afirmou nesta quarta-feira (11) que as facções Família do Norte e PCC promoveram uma “pavorosa matança” em presídios, baseadas no que chamou de “códigos próprios”. O presidente disse ainda que as duas facções se constituem "numa regra jurídica fora do Estado". "O meu desejo era de que daqui a alguns anos não haja necessidade de anunciar a construção de presídios, mas só escolas, postos de saúde, etc, mas o Brasil ainda tem um longo caminho. No momento, a realidade que nós vivemos exige naturalmente a construção de presídios para também retirar as condições, convenhamos, desumanas, em que os presos se acham", disse o presidente durante a reunião do núcleo de Infraestrutura no Palácio do Planalto.  "O meu desejo era de que daqui a alguns anos não haja necessidade de anunciar a construção de presídios, mas só escolas, postos de saúde, etc, mas o Brasil ainda tem um longo caminho. No momento, a realidade que nós vivemos exige naturalmente a construção de presídios para também retirar as condições, convenhamos, desumanas, em que os presos se acham", disse o presidente, ao destacar a superlotação de presídios brasileiros.

Nenhum comentário: