sexta-feira, 26 de abril de 2013

Seminário debate obras da Ferrovia de Integração Oeste/Leste (FIOL)

Foto: Manu Dias/GOVBA

Para dinamizar o escoamento da produção de grãos e minérios da Bahia, a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) vai permitir a ligação entre o Oeste baiano, na divisa com o Tocantins, e o Porto Sul, em Ilhéus. Dentro do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), a ferrovia, de 1.527 quilômetros de extensão, envolve investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões, até 2014. A retomada de parte das obras paralisadas em virtude de problemas técnicos e ambientais é tema do seminário Fiol: a Bahia Quer, o Brasil Precisa, realizado nesta sexta-feira (26) em Barreiras, no Oeste.

O evento conta com a presença do governador Jaques Wagner, do vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, e dos ministros César Borges (Transportes) e José Leônidas de Menezes Cristino (Portos).

Wagner afirmou que a ferrovia é de suma
importância não apenas para escoar a produção, mas para transportar insumos e fertilizantes até o Oeste baiano. O governador destacou ainda a aceleração do desenvolvimento, impactando diretamente na economia de 140 municípios do estado.

As obras estão sendo retomadas em diversos trechos, com novas licitações, atendimento de exigências ambientais, conclusão de projetos executivos e desapropriação de áreas. As providências se concentram no trecho de 536 quilômetros entre Ilhéus e Caetité, fundamental para o escoamento da mineração.

César Borges explicou que os estudos técnicos já foram feitos para equacionar as pendências que atrapalham o andamento das obras. “Estamos refazendo o
projeto executivo, o que permite, no cronograma atual, a entrega da ferrovia até dezembro de 2014”.

Atualmente, o transporte da produção de soja da região de Barreiras é feito por caminhões. Veículos pesados trafegam por rodovias como a BR-242, que corta a cidade, trazendo diversos transtornos para a população local. “Os caminhões são muito pesados e atrapalham o trânsito, causando buracos e aumentando o risco de atropelamentos”, disse o mototaxista Manoel Barbosa.

Partindo de Figueirópolis (TO), a Fiol vai ligar as cidades de Barreiras, Caetité e Ilhéus. No total, a ferrovia passa por 49 municípios baianos. Além do desenvolvimento dos dois estados, a integração com a Ferrovia Norte-Sul vai interligar o Norte (Tocantins e Maranhão), o Centro (Goiás) e o Nordeste (Bahia), reduzindo o fluxo de caminhões e o custo transporte, oferecendo uma nova alternativa de logística para portos no Norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás. Os produtores calculam em 30% a redução nos custos com transporte via Fiol.

A produção de grãos do Centro-Oeste, por exemplo, passará a ser escoada via Porto Sul, em Ilhéus. Hoje é preciso transportar a safra de caminhão até os portos de Santos (SP) e de Paranaguá (PR).

Também em Barreiras, o governador entrega 742 imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida. O Residencial Barreiras I e o Residencial Barreiras II beneficiam cerca de três mil pessoas, com investimentos de R$ 30 milhões. Do tipo village, as unidades habitacionais contam com dois quartos, cozinha, banheiro social e uma área de serviço externa. Do total, 14 foram adaptadas para portadores de necessidades especiais, possuindo um quarto
extra no térreo.

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