domingo, 21 de abril de 2013

Bahia ganha Instituto do Câncer

 
 
A luta contra o câncer na Bahia está ganhando um aliado com alta capacitação. O Hospital Santa Izabel (HSI) inaugura no próximo dia 22, às 19 horas, o Instituo Baiano do Câncer (IBC). Com um centro de radioterapia que dispõe de parque tecnológico completo, a nova unidade proporcionará assistência integral, ágil e segura.
O Instituto Baiano do Câncer concentrará em um mesmo local as principais fases da assistência especializada e interdisciplinar ao paciente oncológico. Desde as técnicas modernas de diagnóstico por imagens tridimensionais até o tratamento integralizado e a reabilitação.
A partir dessa iniciativa de amplo alcance social – o câncer ocupa posição de destaque enquanto causa de morte no Brasil e na Bahia -, o Hospital Santa Izabel propiciará aos pacientes o acesso a procedimentos compatíveis aos realizados nos centros mais avançados de oncologia do país.
A provedora da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Lise Weckerle, ressalta que o Hospital Santa Izabel está dando um grande avanço na área de oncologia na Bahia. “Ao expandir e qualificar serviços, captando novos investimentos para cuidar com qualidade e calor humano de cada paciente, o Hospital Santa Izabel mantém atualizada a sua secular trajetória de contribuição para o bem-estar da população e da sociedade”, diz a provedora.

Conforto e tecnologia
Com 3.708 metros quadrados, o IBC agrega num espaço confortável e funcional consultórios de oncologia clínica e cirurgia oncológica, radioterapia, unidade específica de quimioterapia e sala de procedimento, além de estacionamento e interligação com o Hospital Santa Izabel.
No novo instituto, o paciente será assistido por uma equipe especializada formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e um completo centro de radioterapia.
Destaque também para os aceleradores lineares de ultima geração que, em um tempo menor de tratamento, permitem a aplicação de doses precisas nas células tumorais e reduzem significativamente os prejuízos nos tecidos sadios e nas demais estruturas saudáveis do organismo.
De acordo com o superintendente Augusto Soares, os aceleradores lineares do IBC estão habilitados para realizar modernas técnicas de tratamento oncológico, a exemplo de radioterapia guiada por imagem (IGRT), radioterapia intraoperatória, radioterapia estereotáxica e radioterapia com modulação de intensidade do feixe (IMRT), que permite doses bem reduzidas de radiação nos tumores, aumentando a chance de cura e reduzindo a níveis muito mais baixos a toxicidade e os prejuízos nos tecidos sadios.
Roberto Sá Menezes, mordomo-diretor de Saúde da Santa Casa, destaca que o atual acelerador em funcionamento no HSI desde agosto de 2012 já supera qualquer expectativa de produção, funcionando durante cerca de 17 horas diárias, 6 dias por semana e perfazendo um percentual de atendimento de 60% para pacientes oriundos do SUS.
Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: