sexta-feira, 19 de abril de 2013

Hospital do Subúrbio recebe prêmio do Banco Mundial nos Estados Unidos

Premiação Parcerias Emergentes, concedida pelo IFC/Banco Mundial e Infrastructure Journal ao Hospital do SubúrbioEm dois anos de funcionamento, o Hospital do Subúrbio (HS) recebeu nesta quinta-feira (18), em Washington (EUA), o terceiro prêmio internacional, concedido pelo Internacional Finance Corporation - membro do Grupo Banco Mundial e maior instituição de desenvolvimento global voltada para o setor privado nos países em desenvolvimento -, e pelo Infrastructure Journal, que classificou o HS entre os 10 melhores projetos de Parceria Público Privada (PPP) da América Latina e do Caribe.

A solenidade de entrega foi realizada no final da tarde desta quinta-feira, na sede do Banco Mundial, com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e do presidente da Prodal Saúde - concessionária responsável pela gestão do HS -, Jorge Oliveira.


"Em nome dos baianos, recebo esse prêmio com muito orgulho. É fruto de uma experiência vitoriosa e exitosa que fizemos na Bahia", comentou o governador Jaques Wagner.

Na avaliação do presidente da Prodal Saúde, a conquista de mais um prêmio em nível internacional reflete a qualidade dos serviços prestados pelo HS à população baiana. "É mais um reconhecimento de um trabalho que está devidamente consolidado. O hospital mostrou caminhos alternativos na assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).



Inovação financeira



Na escolha dos projetos de PPP, o Infrastructure Journal estabeleceu critérios como os significativos recursos, incluindo a inovação financeira e tecnológica, o impacto do desenvolvimento e replicabilidade. De acordo com o Banco Mundial, as PPPs estão se tornando cada vez mais reconhecidas como uma forma eficaz de financiar e operar serviços públicos em diferentes segmentos, como saúde, infraestrutura e educação.

O HS já recebeu outros dois prêmios internacionais, um da empresa de consultoria KPMG Internacional, sediada na Inglaterra, que classificou o projeto baiano de PPP como um dos 100 melhores no setor de infraestrutura pública do mundo nos últimos cinco anos, e outro da revista World Finance, que o considerou entre os melhores projetos de PPP na América Latina. O HS também já foi evidenciado no jornal britânico Financial Times.



Qualidade no atendimento



Inaugurado em 13 de setembro de 2010, sob a gestão, operação e aparelhamento da concessionária Prodal Saúde S.A. - formada pela baiana Promédica e pela francesa Dalkia -, o Hospital do Subúrbio é destaque pela qualidade no atendimento e por ser também o primeiro a funcionar por meio de uma PPP no Brasil.

Localizada no bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, a unidade é também o primeiro hospital público no estado da Bahia com o certificado de Acreditação Hospitalar, título concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que segundo explica a diretora geral do HS, Lícia Cavalcanti, é o resultado da somatória de passos fundamentais para o atendimento seguro ao paciente.

O hospital é monitorado por um comitê do qual fazem parte representantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e auditores independentes, que acompanham sua produção quantitativa e qualitativa, e oferece atendimento de urgência e emergência, para pacientes adultos e pediátricos, e dispõe de especialidades em clínica médica, clínica cirúrgica, traumato-ortopedia e medicina intensiva, além do trabalho interativo entre as diversas disciplinas em saúde como enfermagem, fisioterapia, nutrição, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, além de todo um time de apoio operacional.



O HS possui 313 leitos, dentro do seu perfil de atendimento às urgências e emergências, sendo 60 destes para medicina intensiva, para pacientes adultos e pediátricos. A unidade contabiliza também 60 leitos de internação domiciliar, além de um moderno parque de medicina diagnóstica, com bioimagem (radiologia digital, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, endoscopia digestiva e respiratória, ressonância nuclear magnética), além de laboratório de análises clínicas.



O hospital conta ainda com um bloco cirúrgico, salas cirúrgicas para média e alta complexidades, e laboratório de hemodinâmica, este último para as especialidades de cardiologia, angiologia e neurologia, além de um ambulatório destinado ao atendimento de pacientes egressos.

Foto: Luiz C. Ribeiro
Fonte:AGECOM

Nenhum comentário: