quinta-feira, 25 de abril de 2013

DEPUTADOS CONFIRMAM VIABILIDADE DA TRANSNORDESTINA NA BAHIA



 

Foto: ©Luiz Alves

Após reunião entre a bancada baiana e o ministro dos Transportes César Borges
, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), coordenador da bancada, confirmou que haverá a ligação entre a Ferrovia Transnordestina e o Porto de Aratu.

Ao Bahia Econômica, o deputado informou que há algum tempo surgiram especulações em torno dessa ligação da Transnordestina com o Estado para poder escoar os produtos baianos, como a produção de minério e frutas, exemplificou o parlamentar.  Ele revelou que o ministro e a presidente Dilma Rousseff já conversaram sobre o assunto e está confirmado que haverá a ligação.

Para chegar à Bahia, a obra que possui 1,7 mil km em fase de construção, terá que ser ampliada em aproximadamente 600 km de via. O custo original da Transnordestina está estimado em R$ 6,72 bilhões. A nova linha sairá de Parnamirim (PE) até Feira de Santana (BA).

O Bahia Econômica também ouviu o deputado José Rocha (PR-BA). Ao ser questionado se haverá cargas para o novo trecho o parlamentar respondeu: “Tem carga sim. Tem toda a produção de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) para escoar por este trecho”. Ele ainda comemorou afirmando que a Bahia deverá ter três ou quatro ferrovias.

Apesar da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) já transportar cargas de Juazeiro ao Porto de Aratu, Daniel Almeida explicou que a ferrovia está obsoleta e não tem capacidade para suportar os novos vagões. “A Atlântica vai devolver o trecho porque não faz sentido manter uma concorrência. É preciso que se faça uma bitola mais moderna”, argumentou. 

 

BahiaEconômica -Jordânia Ferreira

Nenhum comentário: