Deputados da bancada baiana solicitaram a ampliação do projeto da Ferrovia Transnordestina em reunião realizada nesta quarta-feira (24) com o ministro dos Transportes, César Borges.
A proposta é ligar a nova ferrovia ao Porto de Aratu. Até então, a Ferrovia Transnordestina seguiria do interior do Ceará até os portos de Pecém (CE) e Suape (PE).
O custo original da obra está estimado em R$ 6,72 bilhões.
“Com isso, criaremos um vetor logístico de transportes pelo interior do Nordeste com atração de novas cargas para o porto industrial de Aratu”, defendeu o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), coordenador da bancada.
Ele informou que o ministro garantiu que solicitará um estudo de viabilidade técnica da obra, e nos próximos dias levará o pleito à presidente Dilma Rousseff.
Para chegar à Bahia, a obra que possui 1,7 mil km em fase de construção, teria que ser ampliada em aproximadamente 600 km de via.
A nova linha sairia de Parnamirim, em Pernambuco, até Feira de Santana, na Bahia, e a partir daí alimentaria a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que dá acesso ao Porto de Aratu, na Região Metropolitana de Salvador.
Jordânia Ferreira
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