quarta-feira, 24 de abril de 2013

Hospital Roberto Santos terá novo sistema de informatização

A partir do dia 1º de maio, os serviços do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) como a elaboração de prontuários, prescrição de medicamentos, solicitação de exames, marcação de consultas, internações, entre outros, estarão totalmente informatizados dentro das normas do Sistema de Informatização de Ambiente Hospitalar - o e-SUS Hospitalar, que abrange também diversos setores administrativos ligados direta ou indiretamente com a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A disponibilidade do aplicativo e-SUS, idealizado pelo Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e desenvolvido pela empresa multinacional de software TOTVS, sediada no Brasil, é resultado de parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês, patrocinador do projeto e contratante da empresa TOTVS, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Considerado um dos principais hospitais de excelência do país, o Sírio-Libanês é apoiador do HGRS dentro do programa S.O.S. Emergências, do governo federal. Em fevereiro do ano passado, o gerente de Práticas Médicas do Sírio, Jorge Mattar Jr., visitou o Roberto Santos com objetivo de definir linhas de ação para a prestação do apoio, optando pela tecnologia da informação, aliada aos procedimentos de Protocolo Clínico. Em junho, uma equipe técnica da TOTVS se instalou no HGRS, iniciando os trabalhos de levantamento dos setores e processos a serem incluídos no sistema.

Treinamento
O trabalho da equipe TOTVS foi dividido em duas etapas como explicam o gerente de Portfólio de Projetos, Alexandre Souza, e o coordenador de Projetos, Eduardo Oliveira. A primeira, de junho a novembro de 2012, e a segunda, de janeiro a junho de 2013. Cerca de 600 profissionais de diversas áreas da unidade já recebeu treinamento, sendo que vários atuarão como multiplicadores. Cada coordenação vai cadastrar seus usuários e as respectivas senhas para acesso ao novo sistema.

O setor de informática do HGRS atua em conjunto com a TOTVS, provendo o acesso e o suporte necessários, inclusive esclarecendo dúvidas dos servidores. Administrando atualmente cerca de 10 mil leitos hospitalares, as soluções TOTVS para hospitais promovem excelência na gestão hospitalar e maximização de resultados pelo controle eficaz de custos e processos e total integração entre os diversos setores do hospital.

Prontuário eletrônico

Uma das principais mudanças decorrentes da adoção do sistema e-SUS Hospitalar é a implementação do prontuário eletrônico, que não mais será preenchido manualmente. Além disso, auxilia no controle dos processos e integra os diversos setores da unidade, o que significa maior agilidade e exatidão no fluxo de informações necessárias à rotina hospitalar, beneficiando os profissionais, os gestores e particularmente os usuários.

Focado inicialmente na assistência prestada em nível das emergências, o e-SUS Hospitalar foi estendido a todo o hospital, integrando as emergências adulto, pediátrica e obstétrica ao setor de internação, promovendo maior eficiência às práticas de setores que adotarão um único sistema, o e-SUS. O sistema anteriormente adotado pela internação e gestão de leitos - o SH4 - deixou de ser usado desde março deste ano e será desativado em maio, ficando destinado somente a consulta do conteúdo já arquivado.

AGECOM

Nenhum comentário: