terça-feira, 30 de abril de 2013

RUI COSTA APRESENTA NOVA PROPOSTA PARA TREM DO SUBÚRBIO NA ANTT

Em reunião nesta terça-feira (30), na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, apresentou ao diretor geral da ANTT, Jorge Luiz Macedo Bastos, a proposta de reativar o trem do Subúrbio na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O secretário destacou a necessidade de transformar o trem do Subúrbio em metropolitano, ligando Salvador aos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila e Simões Filho. “O objetivo é criar alternativas de mobilidade que permitam aos moradores de bairros populosos de Salvador o acesso a oportunidades de trabalho nos polos desenvolvidos de municípios da RMS, como o polo Petroquímico de Camaçari”, explicou.

A ANTT realizará estudos de viabilidade para as linhas de trem e analisará demandas de carga e de passageiros. Na semana passada, o assunto havia sido tratado com o ministro dos Transportes, César Borges, que colocou o ministério como parceiro para o novo projeto.

Ainda em Brasília, Rui Costa também tratou do Sistema Metroviário Salvador / Lauro de Freitas com o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento do ministério do Planejamento, Maurício Muniz, o secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, do ministério das Cidades, Júlio Eduardo dos Santos, e representantes do ministério da Fazenda.

O grupo discutiu o detalhamento do repasse de recursos do PAC, uma das fontes de recursos para o empreendimento. Também foram abordadas as vias transversais que ligarão a parte Norte da capital à orla, vias denominadas como corredores transversais de Salvador
.
BahiaEconomica

Nenhum comentário: