segunda-feira, 22 de abril de 2013

SUL AMÉRICA METAIS QUER CONSTRUIR E OPERAR O PORTO SUL



 



Segundo o secretário da Casa Civil, Rui Costa, em maio, o governo do Estado deve lancar  a licitação pública para a construção, operação e movimentação de cargas no Porto Sul, em Ilhéus, no litoral sul.

Apesar do otimismo do governo do Estado a obra só poderá começar quando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fornecer a licença de instalação.  Até agora só foi concedida a licença prévia, que está sendo questionada na justiça pelo Ministério Público.

 Oito empresas assinaram protocolos de intenções de investimento no porto. A mais importante delas é  Sul Americana de Metais (SAM), do grupo Votorantim.

A Sul América Metais é uma empresa focada na extração e comercialização de minério de ferro e tem sede em Minas Gerais, onde se localizam suas principais áreas de potencial mineral.  Atualmente, a empresa toca apenas o Projeto Vale do Rio Pardo, de minério de ferro, que vem sendo desenvolvido em parceria com a empresa chinesa Honbridge Holdings Ltd.

Um dos terminais do Porto Sul será exclusivo de outra mineradora, a Bahia Mineração (Bamin).  As outras empresas que se apresentaram  são dos setores de contêineres e de combustíveis e uma produtora de soja, com pouca tradicão no setor. Caso os oito protocolos de intenções se materializem o Porto Sul receberá R$ 5 bilhões em aportes.

O governo baiano vai atuar como sócio minoritário na Sociedade de Propósito Específico (SPE) que será formada por empresas interessadas em movimentar cargas no porto e que ficarão responsáveis pelo investimento. O governo entrará com a cessão dos direitos de uso sobre a área.

Nenhum comentário: