domingo, 21 de abril de 2013

O Estado da Bahia e a saúde com cuidados para todos Nós.

É verdade que muito se tem a pautar sobre as realizações com implantações de programas, transparências nas ações que tiveram um imenso leque de abrangência pelo que dou alguns exemplos: Criação de novas UPAS, ampliação e qualificação do PSF, farmácia popular,assistência farmaceutica,implantação de gás natural em hospital, saúde em movimento, internação domiciliar,campanhas de vacinação, ampliação na quantidade de UTI, saúde da família e tantos outros que de bate pronto não consigo lembrar.

Na primeira gestão Wagner (Governador) e Solla (Secretário da Saúde) a Bahia ganhou cinco (5) novos hospitais os quais dou a seguir: o de Santo Antônio de Jesus, o de Irecê,o de Juazeiro,o das Crianças em Feira de Santana e o do Subúrbio em Salvador, além efetivamente a melhoria em outros como no gigante Roberto Santos.

Nessa segunda gestão mesmo com as dificuldades oriundas do contexto econômico internacional, ocorreram reformas, benfeitorias,ampliações como a autorizada recentemente para o HGPV em Jequié, quando a reforma abrange 369,38m2 e a ampliação em 2.897,03m2; a autorização para a construção do HGE-2 obra de grande porte quando 14.315m2 com duas (2) Torres independentes de cinco (5) andares e dois subsolos, contando com 200 leitos distribuídos da forma seguinte (vão melhorar o atendimento em nossa capital): 120 para internação, 12 destinados ao isolamento, 18 para queimados e 50 para UTI, sendo 40 para adultos e 10 para pacientes pediátricos.
O citado hospital terá 11 salas de cirurgias, sendo uma para pequenos procedimentos em queimados.

Novo hospital Couto Maia que também terá gestão em Parceria Público - Privada (PPP) a exemplo do Hospital do Subúrbio para determinar maior transparência e visibilidade, com também todo o processo para a formação da PPP através da Bolsa de Valores de São Paulo- Bovespa.
Seu projeto tem 155 leitos,sendo 30 UTI e todos os equipamentos e instalações para tratar de forma especializada de doenças infecciosas e parasitárias.
Conclusão estimada para 2014.

Há espectativa da construção de um novo Hospital Geral em Ilhéus e o aproveitamento do atual possivelmente como hospital da Mulher e da Criança.

Aqui é importante parabenizar  ao Hospital do Subúrbio por seu terceiro prêmio por qualidade de seus serviços e para tanto é bom lembrar que essa parceria envolve o Estado da Bahia e a Promedica (empresa de origem baiana) e a internacional Dalkia (francesa).
Quando o governo construiu o imóvel e seu entorno as parceiras tiveram a seu cargo aparelhar, equipar,mobiliar e administrar o hospital; é claro com a fiscalização e monitoramento de equipes de alta qualificação e responsabilidade e os resultados estão aí a vista do mundo.

E tem mais como por exemplo a doação de terreno para ampliação do Hospital Santo Antônio, no largo de Roma em Salvador. Há 12 anos a OSID (Obras Sociais Irmã Dulce) pleiteava o terreno do SESI que não vinha sendo usado.

O Secretário Solla e o Governador Wagner cuidaram do assunto e o governador  considerou os mais de 9.000m2   como de utilidade pública e fez a doação que dará lugar a construção do Centro de Oncologia da citada casa de saúde.

O governador Wagner segundo noticias de toda mídia determinou que a Conder cuide da legalidade do ato no amplo sentido da palavra.

E por hoje é só.

Nenhum comentário: