terça-feira, 21 de junho de 2011

Mais dois Píeres flutuantes são entregues a população



 Quem precisar passar pela ilha de Itaparica e seguir para os destinos rumo aos festejos juninos, poderá sair do Terminal Turístico Náutico da Bahia, no bairro do Comércio, que já conta com o serviço ágil e seguro.

O Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia, Derba, entregou nessa terça-feira, 21, mais duas embarcações recuperadas e montadas. Formado por cinco plataformas flutuantes que totalizam 105 metros de comprimento, o local é mais um meio de transporte que facilita a vida dos transeuntes na travessia Salvador – Ilha de Itaparica.

O Derba, em dezembro do ano passado, entregou três Píeres flutuantes que totalizam 45 metros de comprimento, agora mais duas plataformas são entregues aos usuários, totalizando cerca de R$ 3 milhões de investimento.

Entre os serviços realizados foram construídos em chapa de aço estrutural naval, reforço das cavernas, montagem das rampas de ligação entre os flutuantes, substituição das chapas, fundo e costado, pintura industrial interna e externa, colocação de postes, corrimão, luminárias, colocação dos equipamentos de segurança obrigatórios e construção de uma nova passarela de acesso piso em madeira estrutura em aço inox.

Além das lanchinhas que operam entre Salvador e Mar Grande, o píer atende ainda os barcos de passeios turísticos (escunas) e aos catamarãs que saem rumo a Morro de São Paulo. "Os serviços oferecidos não serão modificados. O Terminal receberá o mesmo tipo e volume de embarcação que sempre recebeu. A diferença é que agora em estrutura totalmente recuperada", salientou o secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar. Ele ainda ressaltou que o atendimento médio no local é de cerca de 60 atracações, a cada 24 horas.

O novo cais flutuante vai atender o fluxo de passageiro que faz diariamente a travessia Salvador-Mar Grande e aos turistas e veranistas que passarão a virada do ano na Ilha. Com ele, o tempo de espera para atracação das embarcações será menor, o que facilitará o embarque e desembarque da população.
Só no ano passado, mais de um milhão de pessoas utilizaram os serviços do Terminal Náutico da Bahia, sendo a maioria entre os meses de dezembro a março. A estimativa é que haja um incremento de, pelo menos, 15% no movimento deste ano. O terminal é o principal ponto de partida de passeios marítimos pela Baía de Todos-os-Santos, além de ser a única alternativa ao Ferry-boat, na travessia para a Ilha de Itaparica.
ASCOM/ Seinfra 21.06.2011

Nenhum comentário: