terça-feira, 7 de junho de 2011

Bahia investe na diversificação da matriz energética


Segundo informações da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o governo da Bahia está apoiando a implantação de novos empreendimentos de geração de energia elétrica, principalmente aqueles a partir de fontes renováveis, com destaque para o aproveitamento eólico, que promovem a diversificação da matriz energética do estado.
O governo do Estado informou que os dois últimos leilões tiveram como resultado para a Bahia 34 projetos de geração eólica, com potência total de mil megawatts, já em instalação. Conforme o depoimento do superintendente de energia da Seinfra, Silvano Ragno, a implantação das usinas de energia tem papel importante para o desenvolvimento do estado.
“As novas instalações favorecem a economia das regiões que as sediam, por meio da demanda de mão de obra local para atuação na implantação do empreendimento, pelas melhorias da infraestrutura, como boas estradas, implantação de rede hoteleira, hospitais, escolas técnicas”, disse Ragno.
Atualmente, a demanda nacional por energia elétrica é atendida a partir das fontes hidráulicas (81,7%) – sendo 8,4% importadas da Usina de Itaipu –, gás natural (5,9%), biomassa (4%), petróleo e derivados (3,1%), nuclear (2,8%), carvão mineral (1,9%) e gás industrial (0,9%).
Fonte: Bahia Econômica

Nenhum comentário: