sexta-feira, 17 de junho de 2011

Criação da Região Metropolitana de Feira de Santana (BA) é aprovada

Aprovação dos parlamentares aconteceu na quinta-feira (16), por maioria.

 A Assembleia Legislativa aprovou na quinta-feira (16) o projeto que cria a Região Metropolitana de Feira de Santana, município a 100 km de Salvador.
 A proposta do governo do estado prevê a inclusão de seis municípios, que abrangerá pelo menos 660 mil habitantes.
A sessão itinerante aconteceu no teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim e a decisão foi tomada por 43 parlamentares.
 O próximo passo é a sanção do governo.
Além de Feira de Santana, os municípios que estarão integrados nesse primeiro momento são Amélia Rodrigues, Conceição da Fé, Conceição do Jacuípe, Tanquinho e São Gonçalo dos Campos.
 De acordo com o projeto, há pretensão de que sejam inclusos mais dez municípios.
Para o líder do governo José Neto, será uma boa oportunidade para acessar mais recursos do governo federal e estadual para a região. “Também teremos uma tarifa única no telefone e no transporte podemos ter tarifas menores”, opina.
 O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, também se agradou da decisão. “Se a nota máxima fosse 10, eu daria 11. Foi um sucesso”, diz.
“Essa discussão vem tramitando desde 1994, sou a favor”, comenta o deputado José de Arimatéia (PRB). Luciano Simões (PMDB) é um dos que votou contra a aprovação do projeto. Segundo ele, o número de cidades participantes é muito baixo. “Os municípios que fazem limite territorial com Feira foram excluídos. Eles são justamente os mais pobres, a exemplo de Anguera, Santa Bárbara, Candeal e Antônio Cardoso”, relata.
O público que compareceu aplaudiu o encerramento da sessão. A funcionária pública Rosa Maciel foi uma das que elogiou. “É excelente para a região e um avanço muito grande para as cidades circunvizinhas”, diz

Do G1 BA, com informações da TV Bahia

Nenhum comentário: