O Porto que é manchete, mas que demora sair do papel ...”Porto Sul"
Com a finalidade de mostrar nossa realidade e certo de quem conhece um
pouco de geografia econômica, tem a certeza da grandeza de portos localizados
no continente europeu ( dentre eles os localizados na Holanda, Bélgica,
Alemanha,Dinamarca, Filândia, Espanha e França),pode compreender a viagem de secretários do governo da Bahia para a visitação de alguns desses portos e verificar o seu funcionamento para aplicação de novas técnicas em nossos portos, principalmente o Porto Sul.
É bom deixar claro
que os três maiores Portos do mundo é em Singapura(1º)
e de Sanghai na China (2º) e o de Rotterdan na Holanda como o terceiro e que
ocupa 105km2.
É sabido que a capacidade dos Portos brasileiros está esgotada e
por essa razão vou tentar de uma tacada só, fornecer o tempero, com molho e
tudo para que tanta conversa tenha em verdade uma conotação de realidade na
sugestão e cobrança para que em Agosto próximo quando será assinado o contrato
entre a Valec e a Bamin, em cuja a solenidade terá o comparecimento da
Presidenta Dilma, que seja aproveitada a ocasião para a assinatura da Ordem de
Serviço para a construção do Porto Sul.
Lembro bem que em Palanque o então presidente Lula, no Centro de
Convenções de Ilhéus, declarou que Dilma aqui estaria entre Março a Abril,
naquele mesmo recinto assinando a OS para construção do Porto Sul no município de
Ilhéus.
E as conversas e noticias estão aí e que juntadas estabelecem o ambiente propicio para a cobrança que venho fazendo de que o Porto em sendo a porta aberta para o desenvolvimento por ser o principal eixo para o comércio internacional de nível ( com exportações e importações), não pode ter postergada as ações públicas – privadas para a sua consumação de forma imediata.
E as conversas e noticias estão aí e que juntadas estabelecem o ambiente propicio para a cobrança que venho fazendo de que o Porto em sendo a porta aberta para o desenvolvimento por ser o principal eixo para o comércio internacional de nível ( com exportações e importações), não pode ter postergada as ações públicas – privadas para a sua consumação de forma imediata.
E para que o sabor desse trempero seja o acontecer da saída da inércia
de toda região, é que afirmo não bastar declarações de autoridades, de políticos
com mandatos de que os processos estão em fase adiantadas para sua formalização. É preciso acontecer e já.
E o que considero como ponto negativo em informação oficial é que
no site da SEPLAN em projetos Portos, precisa ser atualizada pois a última
noticia oficial se reporta a divulgação da publicação do edital no Diário
Oficial de 29/01/2011, para a contratação de empresa especializada em estudos
subaquáticos e sondagens marítimas para análise preliminar da área da Ponta da
Tulha em Ilhéus.
E como tem sido fartamente noticiado por razões de conveniências
e ou técnicas o Porto não será na Ponta da Tulha e sim em Aritaguá.
Cabe uma pergunta: Cadê as noticias atualizadas sobre o assunto?
Quede as ações proativas para a consumação desse empreendimento de
que tanto precisamos?
É bom lembrar que João Cavalcanti, sócio da Votorantim Novos Negócios
e sua controlada Sul Americana de Metais S/A, em parceria com empresários
chineses na exploração de ferro no norte de Minas, diz estar esquentando as
baterias para iniciar a construção de um supermineroduto( passará por nove municípios
mineiros e treze baianos)com extensão de 470 km , saindo de Rio Pardo de Minas e que será
embarcado também pelo Porto Sul em Ilhéus.
Como pode ser observado esse Porto já tem embarques estudados e
em entendimentos como duas grandes mineradouras.
A mineradoura de Minas,com os trinta milhões estimados para a produção ( superior a da
Bamin em 10 milhões)terá a destinação de
parte para exportar e parte para suprir uma pelorizadora a ser construída no municipio
de Itabuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário