segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Porto que é manchete, mas que demora sair do papel ...”Porto Sul"
Com a finalidade de mostrar nossa realidade e certo de quem conhece um pouco de geografia econômica, tem a certeza da grandeza de portos localizados no continente europeu ( dentre eles os localizados na Holanda, Bélgica, Alemanha,Dinamarca, Filândia, Espanha e França),pode compreender a viagem de secretários do governo da Bahia para a visitação de alguns desses portos e verificar o seu funcionamento para aplicação de novas técnicas em nossos portos, principalmente o Porto Sul.

É bom deixar claro que os três maiores Portos do mundo é em Singapura(1º) e de Sanghai na China (2º) e o de Rotterdan na Holanda como o terceiro e que ocupa 105km2.

É sabido que a capacidade dos Portos brasileiros está esgotada e por essa razão vou tentar de uma tacada só, fornecer o tempero, com molho e tudo para que tanta conversa tenha em verdade uma conotação de realidade na sugestão e cobrança para que em Agosto próximo quando será assinado o contrato entre a Valec e a Bamin, em cuja a solenidade terá o comparecimento da Presidenta Dilma, que seja aproveitada a ocasião para a assinatura da Ordem de Serviço para a construção do Porto Sul.

Lembro bem que em Palanque o então presidente Lula, no Centro de Convenções de Ilhéus, declarou que Dilma aqui estaria entre Março a Abril, naquele mesmo recinto assinando a OS para construção do Porto Sul no município de Ilhéus.
E as conversas e noticias estão aí e que juntadas estabelecem o ambiente propicio para a cobrança que venho fazendo de que o Porto em sendo a porta aberta para o desenvolvimento por ser o principal eixo para o comércio internacional de nível ( com exportações e importações), não pode ter postergada as ações públicas
privadas para a sua consumação de forma imediata.

E para que o sabor desse trempero seja o acontecer da saída da inércia de toda região, é que afirmo não bastar declarações de autoridades, de políticos com mandatos de que os processos estão em fase adiantadas para sua formalização. É preciso acontecer e já.

E o que considero como ponto negativo em informação oficial é que no site da SEPLAN em projetos Portos, precisa ser atualizada pois a última noticia oficial se reporta a divulgação da publicação do edital no Diário Oficial de 29/01/2011, para a contratação de empresa especializada em estudos subaquáticos e sondagens marítimas para análise preliminar da área da Ponta da Tulha em Ilhéus.
E como tem sido fartamente noticiado por razões de conveniências e ou técnicas o Porto não será na Ponta da Tulha e sim em Aritaguá.

Cabe uma pergunta: Cadê as noticias atualizadas sobre o assunto?

Quede as ações proativas para a consumação desse empreendimento de que tanto precisamos?

É bom lembrar que João Cavalcanti, sócio da Votorantim Novos Negócios e sua controlada Sul Americana de Metais S/A, em parceria com empresários chineses na exploração de ferro no norte de Minas, diz estar esquentando as baterias para iniciar a construção de um supermineroduto( passará por nove municípios mineiros e treze baianos)com extensão de 470 km, saindo de Rio Pardo de Minas e que será embarcado também pelo Porto Sul em Ilhéus.

Como pode ser observado esse Porto já tem embarques estudados e em entendimentos como duas grandes mineradouras.
A mineradoura de Minas,com os trinta milhões estimados para a produção ( superior a da Bamin  em 10 milhões)terá a destinação de parte para exportar e parte para suprir uma pelorizadora a ser construída no municipio de Itabuna

Nenhum comentário: