segunda-feira, 6 de junho de 2011

Canadá

Olá, brasileiros que estudam ou trabalham nesse país e que são leitores deste blog ( registros em estatistica), em homenagem a vocês fiz pesquisa sobre essa nação e dou abaixo de forma suscinta curiosidades e informações as quais poderão sofrer modificações mais elucidativas com a participação de vocês.








Canadá
Sua capital é Ottawa

Linguas: Inglês e Francês
Moeda : Dolar Canadense

Área de 9.922.385km2,  é o segundo pais do mundo em território,se limita com fronteira com os EUA ao sul numa extensão de 8.892 km e ao norte as ilhas árticas ficam a 800 km do Polo Norte.
Apresenta diferenças climáticas, mas de um modo geral prevalece o clima continental com elevadas amplitudes térmicas anuais, sobretudo nas planices centrais.
O Canadá estende-se das ilhas desérticas e inóspitas do ártico ( ao norte) até as amplas pradarias que correm o centro sul e das montanhas rochosas(oeste) aos pastos e terras férteis ao redor dos grandes lagos( a leste).
As principais e a maior parte das indústrais estão situadas nas margens dos grandes lagos e do rio São Lourenço
Os Prados Canadenses produzem mais de 20% de todo o trigo produzido no mundo, carne bovina de excelente qualidade e derivados que são a base de uma próspera indústria na provincia de Alberta.

Nas áreas dos grandes lagos desenvolvem-se a pesca a mais antiga atividade econômica do país, e a produção de frutas, milho, turbérculos, laticinios etc.
Ao sul florestas de coníferas se espalham sobre um solo profundo de origem muito antiga e nas baixas escarpas das montanhas rochosas
O Ponto mais elevado do Canadá  - Logan mede 5.959 m e no continente apenas o Monte Mckinley ou Denali nos EUA com 6.194m o supera.
Seu território abrange seis fusos horários e entre suas baias a de Hudson incorporada no Oceano Ártico ligada pela bacia de Foxe, enquanto é ligada ao oceano atlântico pelo Estreito de Hudson.


O Canadá possui 10 províncias e 3 territórios divididos em 5 regiões administrativas: Região Atlântica (Newfoundland & Labrador, Ilha do Príncipe Eduardo, New Brunswick e Nova Scotia), Canada Central (Quebec e Ontário), Pradarias (Manitoba, Saskatchewan e Alberta), Costa Oeste (British Columbia) e Norte (Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut).

As cidades mais populosas são Toronto ( 5.052.522) - Montreal ( 3.430.917) - Vancourver ( 2.044.298) -
Calgary (1078.793) - Edmonton (928.760) - Ottawa (879.364) - Quebec ( 676.875 ) - Hamilton (667.227) - Winnipeg (649.227) - Missisauga (612.925).

Sua população é estimada em mais de 31,7 milhões( com 3 pessoas por km2, tem a quarta menor densidade demográfica da terra) da qual 3,31% representa os povos nativos (indios americanos e esquimós),
A espectativa de vida da população é de 76 anos para o sexo masculino e 82 anos para o feminino( também pudera tem excelente rede de transportes por todo o Canadá, bem diferentes de muitas de nossas grandes cidades de mobilidade estressante) e as mulheres são responsáveis por 45% da mão de obra.
O Canadá oferece um dos mais altos padrões de qualidade de vida do mundo, Vancourver  é considerada a melhor cidade do Canadá para se viver e a 3ª  melhor do mundo, tem um dos maiores indices de instrução universitária do mundo, os custos de educação e vida para estudantes estrangeiros estão entre os mais baixos.
O maior rio é o Mackenzie com 4.241 km através dos territórios do nordeste.
A maioria dos minerais é abundante e explorada no Canadá, com destaque para o Petróleo, Gás natural, minério de Ferro e Bauxita, Niquel, Zinco, Cobre,Ouro,Prata, que figuram na pauta de exportação.
Os rios que cortam o país garantem vasto potencial de energia elétrica, um dos grandes eixos do desenvolvimento.
Seus principais produtos manufaturados são aço, automóveis e papel.
Praticam várias modalidades esportivas e estão entre as primeiras nações do mundo na conquista de medalhas em competições olímpicas.
É um país de Economia Forte e um dos paises mais subexplorados do mundo.
É evidente que teria muitas mais informações, entretanto a intenção é de forma suscinta comentar sobre essa grande nação e provocar meus leitores brasileiros que estudam ou trabalham nesse país para mandar comentários, postagens para que eu possa atualizar as informações constantes deste comentário.
Fotos:Google  e textos revistas, Atlas e outras publicações.

Nenhum comentário: