quarta-feira, 8 de junho de 2011

Empresas e consórcios defendem propostas da PMI da Mobilidade

Apresentação das propostas de mobilidade urbana entre Salvador e Lauro de Freitas
Empresários apresentam projetos de mobilidade urbana para a Copa de 2014As sete empresas e consórcios - que apresentaram projetos relativos ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para o transporte público metropolitano entre os municípios de Salvador e Lauro de Freitas - defenderam suas propostas em workshop durante toda esta terça-feira (7), no auditório da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).
“Formulamos o PMI para ter um leque de alternativas. Isso se confirma, são sete empresas [participando]. Estamos fazendo hoje discussão técnica, com as pessoas conhecendo as propostas das outras, e os grupos técnicos trabalhando neste processo rico”, afirmou o secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro. Para ele, “a apresentação de tecnologias e alternativas diferenciadas, e a grande disponibilidade de informações colaboram com o desejo coletivo de trazer o melhor para a cidade”.
Segundo o secretário, até o dia 20, o processo de conhecimento dos projetos estará encerrado. “Definiremos a posição do Estado, se vamos acatar uma destas propostas, alterar, complementar ou fundir duas ou mais, para fazermos as audiências públicas necessárias, e depois proceder a licitação”. Zezéu disse que a reação da população tem sido positiva. “As pessoas estão acompanhando e comentando, e nós disponibilizaremos para o público o resultado deste trabalho”.

Transmissão ao vivo

O evento, com participação restrita aos integrantes do Grupo de Trabalho Executivo (GTE) do Governo do Estado, que analisa as propostas, foi transmitido ao vivo pela web e, a partir de sexta-feira (10), poderá ser acessado na íntegra no Canal da TV Seplan no YouTube.

Para dar legitimidade ao processo, além de democratizar o acesso público via Internet, o governo baiano convidou representantes dos ministérios públicos Federal e Estadual, do Tribunal de Contas do Estado e das Prefeituras de Salvador e Lauro de Freitas.

Durante as apresentações, foram destacados a solução de integração física e operacional com a Linha 1 do metrô, Aeroporto e Lauro de Freitas, o cronograma de implantação do projeto - incluindo o início da operação comercial e a compatibilização com o cronograma da COPA 2014 -, a integração do sistema proposto com os sistemas locais e intermunicipais, as tarifas, a estrutura tarifária e a repartição da tarifa integrada, os investimentos, os subsídios e a avaliação econômica.
AGECOM

Nenhum comentário: