quinta-feira, 23 de junho de 2011

Via Expressa Baia de Todos os Santos

O empreendimento está dividido em duas etapas:
 o primeiro – concluído, compreendem 6 viadutos, localizado na BR-324, na rótula do Abacaxi, no baixo do Cabula.
Com a entrega desse trecho, avenidas de grande tráfego como ACM, Paralela e Bonocô, foram diretamente beneficiadas, liberando o fluxo constante dessas vias.
A segunda fase da obra  está em execução e compreende a ampliação das Avenidas Glauber Rocha, Heitor Dias, além da construção de mais túneis na Baixa de Quintas.
A previsão de conclusão dos serviços é para o segundo semestre deste ano.
Cabe uma pergunta: Quando a Via será concluída?
Pela BR-324, em Salvador, trafegam diariamente cerca de 62 mil veículos e mais de 3 mil caminhões.
Ao todo, o empreendimento conta com 4,3 quilômetros de via, que incluem 10 faixas de tráfego, sendo 6 urbanos e 4 exclusivas para veículos de carga.
Fazem parte do projeto também a construção de 2 túneis, ciclovia e calçadões.
A obra da Via Expressa de Salvador é considerada uma das mais importantes dos últimos anos, principalmente pela complexidade do projeto.
É uma área densamente povoada, que implicará na desapropriação de cerca de 771 imóveis.
Aqui vai outra pergunta: Já foram consumadas as desapropiações?
Para esse processo são realizadas audiências públicas para detalhar o projeto e mostrar à população a importância do empreendimento para a cidade.
Quando totalmente concluída, a Via Expressa irá eliminar o conflito entre o tráfego de carga e o trânsito da via e encurtar a distância da rodovia até o Porto em 3,5 quilômetros.
Sugestão de Pensargrande:

A CONDER deveria informar a população de Salvador, sobre o andamento detalhado das obras, pois com as futuras intervenções na Mobilidade Urbana de Salvador, para um melhor fluxo no tráfego é de importância capital que essa Via já esteja em pleno funcionamento.

Nenhum comentário: