terça-feira, 7 de junho de 2011

NOTÍCIAS - Relações Internacionais


Vice-presidente e ministros apoiam investimentos chineses na Bahia



O presidente da empresa Chongqing Dragonfly Oil, Hu Junlie, o governador da província de Chongqing, Huang Qi Fan, e o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, encontraram-se nesta terça-feira, (7), em Brasília, com o vice-presidente da República, Michel Temer, e com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, oportunidade em que os chineses confirmaram o interesse em investir no Brasil.

Ao vice-presidente Michel Temer, Huang Qi Fan reivindicou a instalação de um consulado brasileiro em Chongqing, e de um consulado da China na Bahia, evidenciando o desejo de estreitar as relações com o Brasil. “Vou apoiar a sugestão”, prometeu Temer. Também participaram do encontro a representante do governo da Bahia, em Brasília, Sonia Carneiro, e integrantes da comitiva chinesa.

Michel Temer elogiou a rapidez e a transparência das decisões do governo da Bahia, “um estado em franco desenvolvimento, liderado pelo governador Jaques Wagner”, e manifestou total apoio ao projeto do grupo chinês de implantação de uma indústria esmagadora de soja e refino de óleo comestível em Barreiras (BA), cuja pedra fundamental foi lançada no último domingo (5).

No encontro, a comitiva chinesa confirmou a intenção de investir na Bahia nas áreas de alimentação, crédito rural, insumos e infraestrutura, num montante de até R$ 4 bilhões. A primeira fase do projeto, em Barreiras, terá investimentos iniciais de R$ 300 milhões. Além disso, o governador Huang Qi Fan disse ao vice-presidente que tem também interesse em investir na área de mineração, especificamente no ferro da Bahia.



Apoio técnico


O secretário da Agricultura informou que os encontros com o vice-presidente e os ministros da Agricultura e Transportes significam importante apoio para viabilizar os projetos do grupo chinês na Bahia. “Foram colocados à disposição do grupo todo apoio técnico e informações necessárias, tudo o que for importante para o sucesso do empreendimento”, disse Salles.

O vice-presidente anunciou que no segundo semestre será realizada uma reunião da comissão de altos estudos criada entre Brasil e China, cujo funcionamento tem sido objeto de interesse de empresários e associações. “A China é um exemplo para o Brasil pelo que realizou nas Olimpíadas e no aumento de sua produção agrícola e industrial”, frisou o vice.

Agricultura e Transportes


Antes do encontro com Temer, a comitiva foi recebida pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e pelo secretário executivo da pasta, Milton Ortelan. Rossi colocou à disposição do grupo, todos os órgãos técnicos do ministério para dar suporte e apoio técnico necessário à viabilização do empreendimento.

“O que o ministério da Agricultura puder fazer para ajudar não vamos economizar na cooperação. Podemos disponibilizar pessoal técnico e o que for necessário para o sucesso do empreendimento”, disse Wagner Rossi.

A comitiva esteve ainda com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que mostrou aos empresários chineses que a construção das ferrovias da Integração Oeste-Leste e Norte-Sul poderão se interligar no futuro. Ambas vão servir de escoamento da produção de grãos e minérios da região agregando alto valor aos investimentos que vierem a se concretizar na região do oeste baiano.
O chineses querem investir na construção da Ferrovia Oeste Leste e no Porto Sul.

Nenhum comentário: