Amanhã,dia 20 às 16 horas dos sete projetos participantes provavelmente sairá o escolhido que em linhas resumidas são os seguintes:
Monotrilho da Queiroz Galvão
Trajeto 25 km de vias (primeira etapa), com 23 paradas e orçamento de R$2 bilhões;
BRT DO Setps Metropasse
Trajeto 42 km até 2014 e mais 36 km até 2016, total de 78km - orçamento de R$2,9 bilhões;
BRT Energia Elétrica da Prado Valadares
Trajeto 41 km - Orçamento R$2,6 bilhões;
Indicadores do Metrô da Invepar
Trajeto 20,5 km (Lauro de Freitas- Bonocô) e outros 12km (Lapa - Pirajá)
Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez
Modal Metrô - Trajeto de Lauro de Freitas ao Acesso Norte, interligado ao atual Metrô do Acesso Norte até Pirajá Orçamento R$2,9 Bilhões;
ATP Engenharia - Metrô
Trajeto 22,4 km de Lauro de Freitas ao Acesso Norte, com orçamento de R$3,4 bilhões.
Uma curiosidade é que com aplicação de R$3 Bilhões pode se fazer um Metrô de 20km e/ou 78 km de BRT.
É evidente que o travado tráfego de Salvador tem seu ápice na região do Iguatemi e Paralela;entretanto toda a cidade, de fio a pavio é um congestionamento estressante, constante e as obras necessárias abrangem quase todo território de Salvador.
Precisamos de concluir o Metrô do Acesso Norte a Pirajá e planejar sua extensão para o futuro até Cajazeiras, isso sem se falar na requalificação da Ferrovia de Paripe a Calçada e a construção de Paripe a Pirajá.
É evidente que o BRT do Acesso Norte até Lauro de Freitas e suas ramificações também têm que ser construídos e já.
Segundo noticiários há recursos garantidos do PAC no valor de R$2,4 bilhões e mais R$570 milhões pelo PAC da Copa.
É uma grande soma sem dúvida, porem insuficiente para todas as necessidades que não foram atendidas por décadas.
Espero que o bom senso se junte as necessidades e que os recursos sejam disponibilizados para saques em observância a cronogramas de obras.
E que efetivamente saia do papel.
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