terça-feira, 21 de junho de 2011

Modelo conjugado entre trilhos e BRT é escolhido para Salvador

Por Rafael Rodrigues / Evilásio Jr.
Ao contrário do que foi propagado pelo ministro das Cidades, Mário Negromonte, o anúncio do sistema de transporte a ser implantado em Salvador para a Copa do Mundo não contemplou especificamente o metrô.
 A divulgação feita nesta terça-feira (21) pelo secretário estadual do Planejamento, Zezéu Ribeiro, aponta que haverá um modal sobre trilhos, ainda a ser definido entre metrô de superfície e monotrilho (elevado), em toda a extensão que liga o Acesso Norte a Lauro de Freitas, via Paralela
 – a chamada via estruturante –, com o Bus Rapid Transit (BRT) em vias alimentadoras, a exemplo das avenidas Pinto de Aguiar, Orlando Gomes, 29 de Março e Vasco da Gama.
 Como não houve vencedora entre as sete propostas apresentadas no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), o valor de R$ 2,5 milhões, que seria pago pelo Estado ao projeto escolhido, será rateado entre as empresas e consórcios que tiverem elementos dos seus estudos incorporados na abertura da concorrência pública para o sistema definitivo.
 De acordo com Zezéu, até o final de dezembro será contratada a obra da via estruturante, provavelmente por meio de Parceria Público-Privada (PPP), que deverá ficar pronta até a Copa.
 O tipo de modal, se metrô ou monotrilho, será definido antes do lançamento da licitação, que poderá ser conjunta com o BRT, o que Alberto Valença, que dirigiu o PMI, considera pouco provável.
Isso porque, ainda não se sabe exatamente quais seriam as vias alimentadoras ou por quantos quilômetros os ônibus articulados circularão.
Há a possibilidade, inclusive, de o trajeto ser feito, em alguns pontos, por ônibus convencional.
 A partir de agora, contam-se 45 dias para que o termo de referência da licitação seja discutido entre o governo do Estado, a prefeitura e os ministérios públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF) para que, logo em seguida (talvez no dia seguinte), o edital seja lançado
. O contrato terá que ser assinado até 31 de dezembro deste ano. Audiências públicas também estão previstas para que a sociedade contribua com o debate, já que a decisão terá a obrigação de deixar um legado para a cidade após o torneio internacional de futebol

bahianoticias
foto Google

Nenhum comentário: