sexta-feira, 10 de junho de 2011

Proposta para nova Região Metropolitana

A Bahia que tem como capital Salvador, é um estado com população (2010) de 14.016.906 habitantes, ocupa uma área de 564.830,859 km2, densidade demográfica de 24,82 e possui 417 municípios.

"A Bahia só tem uma região metropolitana, que engloba Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Candeias, Madre de Deus, Dias D’Ávila, Simões Filho, Itaparica, São Francisco do Conde e Vera Cruz.

As regiões de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Ilhéus já possuem dinâmicas metropolitanas, mas ainda não foram oficialmente instituídas.

E o progressista Oeste da Bahia, que tem uma superfície de 162.800 km2, com 28,5% do território do estado, englobam em torno de 39 municípios e agora o deputado pelo PP, Mário Negromonte Junior faz proposta visando à criação da Região Metropolitana do Oeste.

Segundo ele, a proposta é integrar a organização, planejamento e execução de funções públicas de interesse comum aos municípios que fariam parte da RMO – Barreiras, Angical, Baianópolis, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderlei.

Dentre os municípios do Oeste lembro: Angical – Barreiras – Catolândia – Coribe- Cristopolis – Jaborandi – Mansidão – Santa Maria da Vitória – Santana – São Felix do Coribe – Tabocas do Brejo Velho – Baianópolis – Canápolis – Cocos – Formosa do Rio Preto – Luis Eduardo Magalhães – Riachão das Neves – Santa Rita de Cássia – São Desidério – Serra Dourada – Wanderley – Brejolândia – Feira da Mata – Carrinhanha – Muquem de S.Francisco – Correntina – Tabocas do Brejo Velho – Cotegipe

Já fiz comentários sobre a região metropolitana de Ilhéus, das vantagens que os municípios da região enquadrados iriam auferir, mas, a coisa continua como sempre: Tudo como d ´antes no quartel de Abrantes.

Cadê os deputados da região para lutarem para a consumação do desenvolvimento que vem por aí como a ZPE, Complexo Intermodal (Aeroporto e Porto internacional e Ferrovia Oeste/Leste), Duplicação da Rodovia de Ilhéus a Itabuna, Ponte de Ilhéus ao Pontal (Quedem os projetos?).

Enfim essa postagem além de ter a validade da comunicação é também um grito de alerta, para o que precisamos construir e já.

Nenhum comentário: