Por Rafael Rodrigues / Patrícia Conceição
bahianoticias
Durante o anúncio do sistema de transporte a ser implantado na capital baiana para a Copa do Mundo, nesta terça-feira (21), Alberto Valença, presidente do grupo de trabalho que analisou as sete propostas do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), garantiu que o modelo de trilhos a ser adotado será integrado ao chamado metrô “calça curta”.
Segundo ele, o trecho que liga as estações Pirajá e da Lapa, no total de 13 km, deverá obrigatoriamente estar pronto antes da Copa de 2014.
Soma-se ao percurso 22 km da linha nova, em um total de 35 km de malha básica, do Aeroporto Internacional de Salvador até a Lapa, com um braço até a Estação Pirajá.
Ainda não se sabe, no entanto, se o modal de trilhos escolhido terá como ponto final o terminal aeroportuário ou Portão, em Lauro de Freitas.
Se o transporte ferroviário acabar no Aeroporto, haverá 7,5 km de BRT até o Complexo Marina Riverside.
Pensargrande com base nas propostas de empresas que participaram da PMI que apresentaram projetos de transportes sobre trilhos, os quais dou a seguir, ainda não pode comentar sobre o assunto por ainda não ter sido definido o modal que será escolhido para ser preparado o Edital para licitação:
O consórcio que também é responsável pela execução das obras e implantação do polêmico Metrô de Salvador, a mais de 10 anos, aposta no metrô de superfície. A proposta apresenta com 23 km de linha ligando o município de Lauro de Freitas à estação acesso norte do metrô, passando pelo Aeroporto de Salvador, canteiro central da Paralela e Iguatemi.
Queiroz Galvão
Uma das propostas mais diferenciadas da PMI foi apresentada pelo Grupo Queiroz e Galvão. A proposta adota o sistema de monotrilho, ou seja, um trem encaixado em um único trilho em nível elevado, interligando os municípios de Salvador e Lauro de Freitas. O projeto de 25 km, com 23 paradas e interligaria o aeroporto à Rótula do Abacaxi, passando pela Paralela e seguindo até a Pituba.
ATP Engenharia
Inspirada no metrô da cidade do Porto, em Portugal, a proposta da ATP engenharia é de implantação de um metrô de superfície saindo de Lauro de Freitas até a Rótula do Abacaxi, no Acesso Norte, em Salvador. Seriam 23 km de vias exclusivas.
O projeto contempla também a integração por um sistema complementar de BRT passando pelas avenidas Orlando Gomes e Pinto de Aguiar.
A aposta da Invepar Investimentos que inclui a OAS e administra a Estrada do Coco e Linha Verde, é em um metrô de superfície. O projeto possui duas linhas, uma com 20,5 km, sai de Lauro de Freitas, passa pelo aeroporto, Iguatemi e chega à estação do metrô, no Acesso Norte, em Salvador, e outra com 12 km saindo da estação da Lapa, seguindo até o bairro de Pirajá.
É preciso de que as vaidades, as visões diferenciadas, sejam colocadas de lado e que todos unidos em uma só bandeira, a melhoria da mobilidade urbana de Salvador seja o foco principal para que esse empreendimento seja implantado com a rapidez que as carências de nossa capital necessitam.
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