quarta-feira, 22 de junho de 2011

Guloseimas Juninas

Fonte: elibiaportela@gmail.com


Licor de morango

Receita by Murilo Miranda 1kg de morangos, 400g de açúcar, 300ml de água, 750ml de cachaça de boa qualidade. Maneira de fazer: Dissolva o açúcar na água e leve ao fogo, assim que levantar fervura acrescente os morangos cortados. Cozinhe por uns 20 minutos em fogo baixo. Passe numa peneira e deixe esfriar para adicionar a cachaça. Engarrafe e deixe “maturar” por uns 10 dias pelo menos.

Canjica de milho verde

Ingredientes: 1 litro de leite, 12 espigas de milho verde,1 xícara de açúcar refinado, canela em pó.
Modo de fazer: corte o milho com uma faca e bata no liquidificador com o leite ou rale e coe espremendo bem).
Adoce (1 xícara de açúcar aproximadamente) e leve ao fogo mexendo sem parar até sentir gosto de cozido. Coloque uma travessa e polvilhe canela em pó.

Bolo de fubá

Ingredientes: 4 ovos,-2 xícaras de chá de açúcar, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 2 xícaras de chá de fubá, 200g de margarina,100ml de leite de coco,1 lata de creme de leite sem soro,-1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer: bata os ovos com a margarina e o açúcar. Acrescente o fubá e a farinha de trigo e bata mais um pouco na velocidade média. Acrescente, de uma só vez, o creme de leite e o leite de coco. Desligue a batedeira e junte o fermento em pó. Asse em forma untada e polvilhada por 40 minutos.
Escondidinho de carne do sol

1ª etapa –700g de carne do sol dessalgada, 1 linguiça calabresa em cubinhos, 1 colher de sopa de manteiga ou margarina,1 cebola tamanho médio picada. Para o purê: 500g de aipim em cubinhos, ½ litro de leite, 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado, sal e pimenta branca a gosto

Complemento: fatias de queijo coalho e queijo parmesão ralado para polvilhar.

Modo de fazer - corte a carne pedaços grandes, afervente e em seguida desfie. Frite-a em uma frigideira, com a manteiga cebola e linguiça em tirinhas. À parte, bata o aipim e o leite no liquidificador, transfira para uma panela e junte os demais ingredientes. Cozinhar em fogo brando sempre misturando até formar um creme. Montagem: num prato refratário amanteigado, arrume uma camada de purê, uma camada das carnes, algumas fatias de queijo coalho e o restante do purê de aipim. Polvilhe tudo com um pouco de queijo parmesão ralado, e leve ao forno para gratinar.

Dica - Para dessalgar a carne do sol, deixe-a de molho em água com pedras de gelo por alguns minutos, trocando a água uma 3 vezes.

Bolo de aipim

Ingredientes: 1 k de aipim em cubinhos, 4 ovos, 1 xícara de chá de leite de coco, 1 xícara de chá de leite de vaca, 1 xícara de chá de farinha de trigo, 1 1/2 xícara de chá de açúcar refinado, 200g de manteiga
M.F.- Bater todos os ingredientes no liquidificador e assar em tabuleiro de n3º, untado com manteiga.Temperatura de 200 graus. Depois de 10 minutos de forno, regue com a seguinte mistura: 1 xícara de chá de leite de coco e 1/2 lata de leite condensado.

Pipoca colorida

Ingredientes: 5 colheres (sopa) de óleo, 1 1/2 xícara (café) de milho de pipoca, 1 1/2 xícara (café) de açúcar cristal, 1 colher (sobremesa) de corante alimentício liquido. Coloque todos os ingredientes na pipoqueira e leve ao fogo, mexa sempre que termine de estourar todos os grãos. Coloque num recipiente de alumínio ou vidro até que esfrie, se for de plástico irá derreter. Caso não coma na hora tampe, ela fica crocante por vários dias.Obs.: se por acaso achar que ficou sem cor, de leite condensado. Retorne ao forno para terminar de assar. coloque um pouco mais de corante.

Nenhum comentário: