quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ministério do Turismo libera R$ 3 bi para ampliação de hotéis para Copa de 2014

Fonte: Portal R7
Entre 12 mil e 15 mil estabelecimentos podem ser beneficiados pelo investimento

A rede hoteleira das cidades-sede da Copa de 2014 contará com linhas de crédito para ampliação e reforma das hospedagens para turistas. O ministro do Turismo Pedro Novais disse, nesta terça-feira (7), que conseguiu R$ 3 bilhões para financiamento da melhoria de hotéis, resorts e pousadas.
- Não será por falta de crédito que a rede hoteleira não se adequará para atender bem aos seus hóspedes em 2014 e em 2016.
O ministro assinou, no Rio de Janeiro, a portaria que institui o SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem). Com o novo modelo, que segue padrão mundial de referência para serviços turísticos, as estrelas voltam a ser o símbolo utilizado para indicar a categoria dos empreendimentos hoteleiros.
A portaria define procedimentos e critérios para avaliação de sete tipos de hospedagem: hotel, resort, hotel-fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart hotel.
- Cerca de 12 mil a 15 mil hotéis têm condições de aderir ao sistema atualmente. Até 2014, acreditamos que haverá adesão de mais 60%.
De acordo com presidente do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial) João Jornada, com o SBClass o rigor no processo de descrição dos hotéis passa a ser maior. O novo sistema integra um conjunto de ações para estabelecer padrões e normas de qualidade, eficiência e segurança na prestação de serviços turísticos.
- Nós elaboramos um amplo estudo baseado nas melhores práticas internacionais. O prazo é válido por 36 meses.
Segundo o ministro Novais, 90 dias antes de vencer este prazo, o meio de hospedagem pode pedir a renovação da classificação.
João Jornada disse que o Imetro tem autorização para fazer uma avaliação sigilosa para verificar se o hotel está dentro das normas do SBClass.
- Existe uma avaliação inicial e uma intermediária. Um técnico do Inmetro pode se hospedar no hotel para verificar se os serviços prestados estão dentro das normas de qualidade do ministério.

Nenhum comentário: