segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mapa do Metrô de Salvador.

Modelo de Aeromóvel
A mobilidade urbana de Salvador é um assunto que continua sendo discutido, muito embora já houvesse a divulgação de que será um modal sobre trilhos no Eixo principal que é a Avenida Paralela, com conexões com o sistema BRT nas avenidas abastecedoras como a Pinto de Aguiar, Gal Costa, Orlando Gomes, 29 de Março, Avenida Vasco da Gama e outras e tudo isso segundo noticias condicionada a conclusão da etapa do Metrô no trecho do Acesso Norte até Pirajá.

É sabido e muito badalado de que o Metrô de Salvador (veja mapa acima) é uma obra necessária para ajudar a solucionar o travamento do sistema de tráfego de Salvador e que de forma imediata a etapa da Lapa ao Acesso Norte (em fase conclusiva) e o trecho do Acesso Norte a Pirajá (com necessidade de conclusão em menor espaço de tempo possível, pois inclusive já tem 30% dos serviços realizados e segundo noticias é uma exigência da Presidenta Dilma a sua conclusão).

Em longo prazo (veja o Mapa do Metrô projetado), as obras precisam de ações construtivas haja vista a cidade não parar de crescer e o bairro de Cajazeiras tem população superior a todos os municípios do estado, afora Salvador.

Comentando sobre trilhos, é indispensável à construção de uma Ferrovia ligando Pirajá a Paripe (linha que precisa ser requalificada e modernizada) que estaria ligada ao bairro da Calçada e daí conforme anuncio feito pelo João Leão Secretário do governo de JH, a Prefeitura de Salvador conseguiu na Transurb, órgão vinculado ao Ministério das Cidades R$90 milhões para construir três quilômetros de linha de Aeromóvel (um tipo de VLT), completando a conexão do subúrbio até o terminal da França, no bairro do Comércio, com estimativa de que essa obra seria entregue ao uso ainda na gestão de João Henrique, com a possibilidade de ainda nesse mandato da Prefeitura ter iniciada a outra etapa, interligando o Comércio a Rótula do Abacaxi.

Pelas noticias a Rótula do Abacaxi e/ou Acesso Norte terá que ter um projeto especial, pois lá já acontecerá o transbordo dos trilhos da linha Aeroporto ao Metrô (Via Paralela, que ainda será alimentada pelas linhas do BRT, que a ela se articulam).

E no bojo das intervenções na área do Acesso Norte ao Aeroporto e Lauro de Freitas, há ainda anunciadas intervenções com a saída da Estação Rodoviária e Detran, para áreas próximas de Pirajá, com o aproveitamento dessas áreas com projetos para maior mobilidade esse é o pensamento do governo do Estado, enquanto a Prefeitura imagina requisitar o espaço para a construção do centro Administrativo do município de Salvador, pois tal investimento reduziria as despesas mensais entre alugueis e deslocamentos de veículos em aproximadamente R$10 milhões/mês.

Pelo que se nota é mais uma queda de braço entre os interesses do Estado e da Prefeitura.

Devido ao que poderá acontecer com declarações no mínimo precipitadas do Secretário Municipal João Leão sobre a inviabilidade de conclusão de obras com o Modal sobre trilhos, preferindo o BRT (teve grande investimentos em propagandas e marketing) é de se perguntar:
Político tem consciência das reais necessidades do povo?
A formalização de um questionamento duro como esse despertará momentos de reflexão por parte dessa categoria social que se coloca em nível superior aos demais seres humanos?

É difícil saber... A solução é escolher com maior cuidado seus representantes.

Um fato real é que Salvador,  em última noticia oficial tinha emplacado em torno de 740 mil veículos e que tem um aumento mensal na circulação de veículos em mais 3.000 mensais, não conseguirá sair desse imenso estressante e a todo o momento travamento e engarrafamento em seu tráfego, se além dessa obras não forem construídas novas avenidas.

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