quinta-feira, 16 de junho de 2011

Brasil


José Rainha Jr. é preso acusado de desvio de verbas
G1

O líder sem-terra José Rainha Jr. foi preso pela PF (Polícia Federal) na manhã desta quinta-feira (16), na região de Presidente Prudente (558 km de São Paulo) sob a acusação de envolvimento em desvios de verbas destinadas a assentados no Pontal do Paranapanema.
Rainha foi preso durante a chamada Operação Desfalque. Para a ação, a Justiça expediu dez mandados de prisão temporária, sete mandados de condução coercitiva --quando a pessoa é encaminhada para depoimento-- e 13 mandados de busca e apreensão.
Os mandados são cumpridos nas cidades de Andradina, Araçatuba, Euclides da Cunha Paulista, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Sandovalina, São Paulo e Teodoro Sampaio.
De acordo com a PF, a investigação --que começou há cerca de 10 meses-- apontou que o grupo utilizou associações civis, cooperativas e institutos para se apropriar ilegalmente de recursos públicos destinados a manutenção de assentados em áreas desapropriadas para reforma agrária.
A investigação começou há cerca de 10 meses para apurar crimes de apropriação indébita e extorsão contra os assentados, além dos delitos de estelionato, peculato e formação de quadrilha.
Rainha tem passagens pela prisão por furto, formação de quadrilha, co-autoria em dois homicídios, porte ilegal de arma, entre outros crimes.
 Rainha foi expulso do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em 2004, mas continuou participando de ocupações utilizando a bandeira do movimento.

Nenhum comentário: