sábado, 25 de junho de 2011

Corredor de BRT na Vasco da Gama

Declarações de secretário sobre modal agrava crise entre governo e prefeitura
José Lopes
Margarida Neide /AG. A TARDE

Mesmo depois de o governo do Estado ter anunciado na terça-feira, 21, a escolha por um modal de trilhos (monotrilho ou metrô), integrado à linha 1 do metrô (do Acesso Norte até Pirajá), para preparar as cidades de Salvador e Lauro de Freitas para a Copa do Mundo de 2014, a briga com a Prefeitura de Salvador parece longe de terminar.
Nesta sexta,24, o secretário da Casa Civil do município de Salvador, João Leão, declarou ao jornal A TARDE não acreditar na viabilidade financeira da escolha. “Minha preferência é pelo modal com trilhos, mas como não temos dinheiro para executar o projeto, que custa R$ 2,4 bilhões - temos apenas R$ 570 milhões - acho que devemos realizar apenas sua primeira fase”, disse Leão.
Segundo o secretário, a obra deve ser toda licitada, mas só devem ser executadas as ações de infra-estrutura. “Podemos fazer a sub-base, base, canais, drenagem e outras. Depois, jogar uma camada asfáltica para preservá-la e implantar o corredor do BRT (sigla em inglês para Trânsito Rápido por Ônibus) para rodar durante a Copa”, defendeu Leão. Segundo ele, a obra só deveria ser concluída depois do evento. “Terminada a Copa, executaria-se a superestrutura do modal, com a colocação dos trilhos”.
Inconsequência - Apesar de não querer comentar as declarações de Leão, o secretário estadual do Planejamento Zezéu Ribeiro classificou o secretário da Casa Civil da prefeitura de Salvador de “muito precipitado” e “inconsequente”.
“João Leão é muito precipitado. Ele não precisa passar informação inconsistente para a imprensa. Não dá pra ficar criando factóide sobre um assunto tão importante quanto esse. Isso não se faz com auto-falante ou em palanque. Essa postura é inconsequente e faz mal às cidades envolvidas no projeto”, asseverou.
Ribeiro ressaltou também o respeito à estrutura federativa para o anúncio da decisão. “O anúncio feito pelo governo do Estado teve o respaldo do governo federal e das prefeituras de Salvador e Lauro de Freitas. O prefeito João Henrique e próprio João Leão participaram do processo”, destacou o secretário, confirmando que os R$ 570 milhões disponibilizados pelo governo federal podem ser utilizados para a implantação do modal sobre trilhos.
“Quem for gerir a linha 2, tem que assumir a integração com a linha 1 do metrô, por isso a nossa escolha pelo eixo sobre trilho”, justificou.
Ribeiro disse ainda que, até a realização da licitação do modal, que deve ocorrer em 45 dias, tem reunião marcada com o ministro das Cidades, Mário Negromonte, e também terá encontros com o prefeito de Salvador e a prefeita de Lauro de Freitas. “Além disso, estamos enviando todas as informações relacionadas ao projeto para a Câmara Municipal de Salvador, onde vou participar de uma audiência pública

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