terça-feira, 28 de junho de 2011

Grande costa atlântica e Marinas modernas que são atrativos para turistas de alto poder aquisitivo

A Bahia com uma imensa costa maritima, a maior do país, atualmente só conta com onze marinas e iates clubes, das quais estão catologadas  nove em Salvador, uma em Simões Filho e uma em Itapárica, contando apenas com 2.561 vagas para embarcações, o que pode ser considerada uma quantidade ridícula levando em conta o tamanho da costa e as belezas naturais.

O Ministério e a Secretaria do Turismo de forma unificada há algum tempo noticiou que o litoral da Bahia, foi mapeado e com indicações das localidades para a contrução de 12 Marinas, uma das quais aqui em Ilhéus. Por enquento ao que sei está em construção em Porto Seguro, no Araial d´ Ajuda.

Conforme divulgado pelo jornalista Donaldson Gomes, a Secretaria de Turismo havia recebido uma carta de intenções da europeia Alter Metal, fabricante de estruturas para Marinas querendo implantar uma unidade na Bahia para projetar, fabricar e até administrar os espaços.

Em Salvador a Bahia Marina conseguiu a licença prévia do IBAMA para a expansão.de seu espaço com o aumento de quebra-mar e obras de 21.000m2.
Dentre as melhorias do projeto da Bahia Marina, constam um helioponto, um centro comercial de 2.500m2, um  hangar para guardar embarcações no seco, um edificio- garagem de três andares, estacionamento com 14,5 mil metros quadrados. Entretanto as sete edificações estariam na dependência do IPHAN, o que decerto representa que há um longo caminho até a modernização sair do papel.

Essa coisa me faz lembrar a corrida de Fórmula 1 em Mônaco, quando temos a oportunidade de ao vivo e a cores observar os grandes Yates ancorados e imaginar quantos empregos ali são gerados.
Mas, saindo dos sonhos e vivenciando a realidade e como "perguntar não ofende" quando Ilhéus terá sua Marina Internacional?


Nenhum comentário: