sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ilhéus, as chuvas e um Aeroporto caótico



A vulnerabilidade da cidade sem planejamento habitacional, sem sistemas de esgotamento sanitários, não consegue resistir a chuvas ainda mais quando a ocorrência registra grandes precipitações e os resultados não poderiam ser outros.
Deslizamentos de terras por todos os lados (CSU, Altos Belmonte, Seringal, do Carvalho, em região atrás do HGLVF, Vila Queiroz, Alto do Basílio, Alto Santa Inês, rua da Horta, Ilha do Sapo, Alto do Amparo) na zona sul alagamentos em vários bairros da região sul como Ceplus, Hernani Sá, na área central da cidade a sua principal artéria a Avenida Soares Lopes parecia o rio Soares Lopes, a cidade nova era uma lagoa. Por falar em Rio o Cachoeira que só é de fato um rio quando chove transbordou e invadiu o bairro do Banco da Vitoria.
As águas invadiram a área da Faculdade de Ilhéus, na rodovia Ilhéus a Itabuna o Instituto Federal da Bahia (IFBA) suspendeu as aulas e como sempre o Aeroporto sem nenhuma categoria de Ilhéus ficou inativo por horas. E as baronesas vêm por aí e que se dane a baía do Pontal e as praias de Ilhéus.
Quanto ao Aeroporto, no projeto do Complexo Intermodal consta um Aeroporto Internacional que precisa sair do lero – lero e ser de fato construído. Enquanto isso o Brasil como um país inteiramente desigual já teve leilões de aeroportos no sudeste, com registro especial para o do Rio de Janeiro, quando o consórcio Odebrecht e a operadora Changi Airport ganharam o leilão do Aeroporto do Galeão por 20,8 bilhões ao governo.
A Changi Airport administra o maior aeroporto do mundo, que efetivamente é coisa do outro mundo econômico, que oferece de comodidade e conforto aos seus usuários com instalações para nós um verdadeiro sonho, como um Shopping com mais de 400 lojas, cinema gratuito que funciona 24 horas, com SPA com piscina, salão de jogos eletrônicos para crianças, playgrounds, Escorregadoras de 40 metros, grandes jardins internos, sendo um de orquídeas, outro de cactos e outro com 500 girassóis. Jardim das borboletas, nativas de Cingapura e da Malásia com 300m2 e trens modernos que interligam a terminais e ia esquecendo área de relaxamento como pode ser vista na foto desse comentário. E tudo isso com iluminação especial à noite.
O novo aeroporto de Ilhéus tem chances de ser uma realidade se for através de uma PPP. Que os homens responsáveis por esta cidade cuidem da resolutividade desse empreendimento senão a consumação será um lengalenga interminável para um município que já foi o sustentáculo da economia do estado.

Nenhum comentário: