quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Gás na Bahia


AGENCIA OFERTA 86 BLOCOS DE EXPLORAÇÃO DE GÁS NA BAHIA


 


Nesta quinta (28) e sexta-feira (29) acontece, no Rio de Janeiro, a 12ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocumbustíveis (ANP). O evento marca o início da exploração de óleo e gás não convencionais, à base de xisto.

Segundo informações do jornal A Tarde de hoje (27), na Bahia onde serão ofertados 86 blocos terrestres de exploração. A previsão é que o investimento mínimo nas áreas seja de R$ 166 milhões para a exploração de produtos convencionais e não convencionais. Os blocas estão localizados nas bacias do Recôncavo e do São Francisco.

Ao todo, a 12ª Rodada vai oferecer 240 blocos nos estados do Amazonas, Acre, Tocantins, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão, Paraná e São Paulo.

Para o secretário do Planejamento e ex-presidente da Petrobras, Jose Sérgio Gabrielli, o estado tem uma condição privilegiada para o desenvolvimento de petróleo e gás não convencionais. “Existem reservas de gás no Brasil de aproximadamente 16 trilhões de pés cúbicos. As expectativas de gás não convencional ainda são muito preliminares por parte da ANP, mas indicam 20 trilhões de pés cúbicos só no Recôncavo. Como disse, é muito preliminar, mas mostra o potencial que temos”, diz Gabrielli.

Além de características geológicas que seriam favoráveis à Bahia, ele afirma que o estado é o que mais se aproxima no Brasil à realidade de infraestrutura que favoreceu o desenvolvimento do gás nos Estados Unidos.

“Lá esses reservatórios estão próximos à rede de gasodutos preexistentes . Não precisou ampliar. Em segundo lugar, já existia uma indústria de perfuração e serviços petrolíferos que permitia crescer rapidamente. Guardadas as devidas proporções, a Bahia tem situação parecida”, avalia o secretário.
BahiaEconômica

Nenhum comentário: