terça-feira, 26 de novembro de 2013

Bahia Investe/Bahiaeconômica noticiam....



OAS, ODEBRECHT E UTC INVESTIRÃO R$ 1,5 BI NO POLO 2 DE JULHO

A instalação do polo industrial voltado para os setores de petróleo e gás natural e naval na região do recôncavo baiano - chamado de Polo 2 de Julho - terá a participação das construtoras OAS, Odebrecht e UTC e a empresa de consultoria financeira Ask Capital, que vão investir cerca de R$ 1,5 bilhão.

O empreendimento deverá atender cerca de 90 companhias, incluindo empresas âncoras e seus fornecedores diretos e indiretos. As quatro empresas responsáveis pelo projeto assinam hoje com o governo da Bahia protocolo de intenções para o desenvolvimento do complexo industrial, que estará situado a 10 quilômetros do Estaleiro Enseada de Paraguaçu (EEP).

Segundo o presidente da Ask Capital, Carlos Castro, o estudo e o relatório de impacto ambiental (EIA/Rima) do empreendimento já foi concluído e a expectativa é começar a terraplenagem dentro de 90 dias. O início das operações está previsto para o fim de 2014.

Enquanto viabiliza a construção do empreendimento junto ao governo baiano, o consórcio responsável pelo polo industrial está conversando com potenciais empresas interessadas em se instalar no local. "Todas as empresas do Brasil e internacionais que atuam nesse setor no país já foram contactadas", disse Castro.


 
...........................................................................................................................................................................




 

O governador Jaques Wagner vai participar da inauguração da 1ª etapa e descerramento da pedra fundamental do Complexo Industrial do Grupo Natulab, em Santo Antônio de Jesus, nesta quinta-feira (28), às 14h. Ele será recebido pelo presidente Marconi Sampaio e demais diretores da empresa, que vão explicar as próximas etapas de construção e as perspectivas de produção para os próximos anos.

Wagner vai inaugurar o novo Centro de Distribuição (CD) da empresa, erguido numa área de 6 mil m² e que vai facilitar o escoamento dos produtos e agilizar as entregas. Atualmente com 900 funcionários, o Grupo espera criar mais 810 empregos até a finalização do processo.

Segundo explica Marconi Sampaio, a obra está sendo desenvolvida em módulos, que serão ativados à medida que forem ficando prontos. O presidente informa ainda que a área total do novo complexo, que deve ser concluído até 2016, terá 50 mil m², com módulo administrativo e áreas para novas linhas produtivas de aerossóis, semissólidos e dermocosméticos, suplementos alimentares, nutrição enteral, suplementos para atletas, antibióticos, fábrica de chás e ampliação da atual linha de sólidos.

Marconi Sampaio destaca que essa primeira etapa é o início de um longo processo de crescimento. “Estamos trabalhando para que a Natulab seja o maior laboratório fitoterápico do país e uma das 10 maiores empresas da indústria farmacêutica do Brasil”, diz o presidente.
 

 
...........................................................................................................................................................................

SENAI INAUGURA LABORATÓRIO MAIS MODERNO DO NORTE/NORDESTE


 
O primeiro laboratório de alta performance para ensaio de motores e combustíveis do Norte/Nordeste foi inaugurado ontem (25) na sede do Senai/Cimatec, em Piatã. Alunos do Senai, da Unifacs e empresas dos setores automotivo e de petróleo poderão fazer pesquisas no local.

“Esse laboratório tem capacidade tanto de fazer testes em motores de combustão, para a indústria automobilística, como vai testar também combustíveis”, explicou o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), José Mascarenhas.

Segundo informações do Correio da Bahia, um dos autores do projeto de concepção, o professor Miguel Andrade, explica que, lá dentro, será possível desenvolver motores e combustíveis de menor consumo, menor emissão de CO² e vida útil mais longa, sem precisar testar nas ruas, o que é proibido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O professor também explica que, por localizar-se ao nível do mar, o laboratório já nasce com um diferencial competitivo: “Existem outros laboratórios de ensaios de motores no Brasil, mas ficam em altitudes elevadas e, por isso, precisam de fatores de correção para ajustar seus resultados. O da Bahia está situado ao nível do mar, tornando desnecessário o uso de fatores de correção nos valores finais medidos, garantindo dados mais precisos e confiáveis”.


 
...........................................................................................................................................................................

MINISTRO COMENTA SITUAÇÃO DOS PORTOS NO ESTADO

Um dos maiores vetores de crescimento da economia baiana, o investimento em portos é um dos assuntos debatidos no 1° fórum Bahia Econômica com presença do ministro dos Portos Antônio Henrique Silveira, que conversou com o portal sobre a situação dos portos do estado.
 
O ministro também explicou que os principais portos do estado, Aratu, Ilhéus e Salvador estão passando por um processo de arrendamento onde investimentos estão sendo feitos e com isso a economia do estado tende a crescer muito. “o governo federal está fazendo uma avaliação criteriosa, com mais de 1800 pontos de consulta pública com objetivo de achar a melhor forma de operação”, disse Silveira.
 

Em relação à obra, que está em andamento, do novo shopping marítimo no comércio ele explicou que o local terá um viés turístico importante e tem a previsão de ficar pronto em março e abril do ano que vem.

Nenhum comentário: