segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Lançamento do Atlas Eólico da Bahia acontece nesta quarta-feira

  Segunda-feira, 11 de Novembro de 2013 - Publicado por Seinfra
Imprimir

Foto:ascom/Arquivo
Objetivo do Atlas é atrair novos investimentos para o setor, além de servir de referência para o planejamento energético nacional e para instituições de ensino e pesquisa

Será lançado na próxima quarta-feira, 13 de novembro, às 14h, durante a realização do 5º Fórum Nacional Eólico (FNE) - Carta dos Ventos, o Atlas Eólico da Bahia. O evento acontecerá no Salão Principal de Conferências do Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions, em Salvador. A publicação é fruto da parceria entre Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial / Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI/CIMATEC) e apresentam os resultados do mapeamento do potencial eólico da Bahia, elaborado a partir de simulações computacionais e dados de ventos medidos durante os últimos anos em diversas localidades do Estado e obtidos por meio de parcerias do Governo com 14 empreendedores do setor de energias renováveis. “O Altas compilou dados provenientes de 156 torres anemométricas – número sem precedentes em mapeamentos eólicos em escala estadual e até mesmo nacional – os quais, aliados a inovações metodológicas, geradas durante etapas de pesquisa e desenvolvimento e descritas nos capítulos da publicação, fazem dele uma importante ferramenta para estudos, planejamento e projetos de âmbito do setor eólico da Bahia” afirma Paulo Câmera, titular da SECTI.
Nos últimos anos, a Bahia se apresenta como um dos maiores potenciais de geração eólica no Brasil, baseado em informações do Atlas do Potencial Eólico Brasileiro de 2001 medidos a 50 metros, e de extrapolações para 70 e 100 metros. Sendo assim, o Estado se consolida como maior polo brasileiro de investimentos em energia eólica, representando cerca de 10% do potencial nacional e para uma altura de 70m. O estado ainda não possuía um Atlas com medições a 150 metros, sendo essa altura um novo patamar de desenvolvimento e produção de equipamentos de maior potência de geração de energia.
O objetivo do Atlas é atrair novos investimentos para o setor, além de servir de referência para o planejamento energético nacional e para instituições de ensino e pesquisa. Todo o investimento ao fomento da pesquisa nesta área contribuiu para consolidar as informações sobre o potencial eólico da Bahia.
Os Mapas Temáticos contidos na publicação contêm os principais parâmetros estatísticos de velocidade e direção dos ventos, bem como seus regimes diurnos e sazonais. A estes Mapas estão sobrepostos o Sistema Elétrico do Estado e sua malha viária, bem como centros urbanos e Unidades de Conservação Ambiental. “O documento é elaborado com base em metodologias modernas e muito mais sensíveis. O estudo estima para a Bahia um potencial eólico surpreendente, equivalente a múltiplas vezes o da usina hidrelétrica de Itaipu, por exemplo, e revela as áreas mais promissoras para novos projetos”, afirma Odilon Camargo, representante da Camargo Schubert, empresa responsável pela produção do conteúdo do Atlas.
A publicação ainda inclui 62 mapas que ilustram os diferentes parâmetros da distribuição dos ventos e de outras variáveis climáticas sobre o território baiano, bem como aspectos gerais sobre a infraestrutura e legislação ambiental. A visão panorâmica sobre o assunto é também apresentada na forma de dados e ilustrações, incluindo uma exclusiva coleção de fotografias realizadas pelo fotógrafo Zig Koch, que realiza trabalho voltado para fotografia de natureza, biomas brasileiros, populações tradicionais e turismo, fotografando para as principais revistas brasileiras e mundiais, entre elas: National Geographic, Veja, Época, Superinteressante, Caminhos da Terra, Viagem e Turismo, The Nature Conservancy, Geográfica Universal. A excelência das fotografias contribuíram para a elaboração do mapeamento da simulação numéricas da distribuição dos ventos e qualidade dos resultados dos mapas.
O Atlas Eólico da Bahia será distribuído em três formatos: livro (96 páginas, 46x33cm) e mapa de parede (70x100cm).
Em 11/11/2012.

Nenhum comentário: