segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Indústria baiana registra expansão de 6,8% em setembro deste ano



Os resultados da Pesquisa Industrial Mensal, realizada pelo IBGE, mostram que a produção industrial baiana - de transformação e extrativa mineral – apresentou, em setembro de 2013, variação positiva, com taxa de 6,8% em relação ao mês anterior, série com ajuste sazonal. O resultado recupera parte da perda de 8,6% de agosto último. Na comparação com setembro de 2012, houve aumento de 4,3%. De janeiro a setembro, o indicador acumulou 5,8% e, em 12 meses, apresentou o índice de 6,7%.
As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan). Seis dos oito segmentos da indústria de transformação registraram acréscimo. As principais contribuições positivas foram registradas por refino de petróleo e produção de álcool (22,2%), setor impulsionado pela maior fabricação de óleo diesel e outros óleos combustíveis e gasolina.

Metalurgia - Também tiveram destaque celulose e papel, borracha e plástico, metalurgia básica, veículos e, principalmente, minerais não metálicos, que, de acordo com o coordenador de Acompanhamento Conjuntural da SEI, Luiz Mário Vieira, após quedas desde dezembro de 2012, apresentou o segundo resultado positivo consecutivo - em razão do aumento na produção de cimento e ladrilho e placa cerâmica para pavimentação e revestimento. Em setembro de 2013, comparado ao mesmo período do ano anterior, a Bahia ocupa a sexta posição entre os estados pesquisados.
Entre janeiro e setembro de 2013 (acumulado do ano) em relação ao mesmo período de 2012, a taxa da produção industrial baiana registrou acréscimo de 5,8%. Seis dos oito segmentos da indústria de transformação influenciaram o resultado no período, com destaque para refino de petróleo e produção de álcool (15,5%), metalurgia (30,2%), veículos (31,9%), celulose e papel (4,4%), borracha e plástico (9,2%) e produtos químicos (0,2%). Negativamente, figuraram os segmentos de alimentos e bebidas (- 6,4%) e minerais não metálicos (- 0,7%).
No acumulado em 12 meses, comparado com o mesmo período anterior, a taxa da produção industrial baiana assinalou crescimento de 6,7%, mantendo a trajetória ascendente iniciada em fevereiro último (2,8%). Na análise trimestral, a indústria registrou o quinto trimestre consecutivo de expansão na produção.




Fonte: Secom

Nenhum comentário: