domingo, 24 de novembro de 2013

O MERCADO DO ENTRETENIMENTO NA BAHIA






O anúncio de que a cantora Ivete Sangalo vai realizar a gravação de um novo DVD na Arena Fonte Nova, em Salvador, para comemorar os 20 anos de carreira, é mais  um sinal de que em 2013 a indústria do entretenimento pode entrar em uma nova fase na Bahia e se consolidar como um dos principias segmentos econômicos de Salvador.  E a Bahia tem tudo para se tornar um player no mercado do entretenimento. O entretenimento  é um dos maiores negócios do mundo e estima-se que essa indústria a nível mundial já tenha superado, em termos de faturamento, o setor automobilístico e bélico, perdendo apenas para os ramos de saúde e petróleo. No Bahia, com a ampliação da classe C esse mercado tende a deslanchar. Entretenimento envolve um negócio amplo que vai desde a pipoca que se vende no cinema  até o transporte de equipamentos da banda de Ivete, além disso o setor tem fortes interelações com o turismo.  Se consideramos apenas o showbiz  é possível verificar que o Brasil, especialmente Rio de São Paulo, está inserido nesse grande mercado e basta ver os festivais como Rock in Rio, e Lollapalooza, em São Paulo, e dezenas de shows  como o de Beyoncé, e Paul MacCartney, que ocorreram em 2013, para ver  que 90% das grandes turnês internacionais de música já chegam ao país. Aí basta a engenharia financeira para trazer estes shows para a Salvador que precisa se inserir mais fortemente nessa área. Vale lembrar que a Bahia  já tem experiência  no mercado de entretenimento, fazendo o Carnaval,  a maior  festa popular do planeta, e outros eventos de porte, como o excelente Festival de Verão.  Mas pode ampliar sobremaneira os eventos de porte nesse mercado. E aqui falamos mais da música, mas o mercado de entretenimento envolve cinema, teatro, feiras e muito mais. O fato é que entretenimento está em alta na economia brasileira e os empresários baianos precisam estar atentos às oportunidades.
                                                                  O PIB DE 2011
A estatística quando torturada confessa qualquer coisa. Por isso os políticos usam e abusam dela, e assim tem de ser, afinal, política é isso mesmo. Mas o economista não pode se dar a esse luxo. Por isso, em 2012, quando vários analistas comemoravam o crescimento da indústria na Bahia, cinco vezes maior que o do Brasil, esta coluna foi contra a corrente dizendo que era um efeito estatístico por conta da comparação com 2011, ano em que houve forte redução na indústria baiana, por conta, entre outros fatores, do apagão de energia elétrica que reduziu a produção de petróleo, coque e petroquímicos. Agora que o IBGE divulga os dados do PIB de 2011 e mostra que o PIB da Bahia caiu 0,2% naquele ano, fazendo o estado cair dois pontos no ranking dos maiores PIBs do país, está coluna também afirma que é um ponto fora da curva, por conta exatamente do apagão e da redução na produção industrial em 2011, que caiu 4,4% na Bahia. E tudo indica que, sem apagão e com o forte crescimento da indústria baiana em 2013, o ranking vai voltar aos mesmos parâmetros de 2010.
                                               RÉVEILLON NO MERCADO MODELO
Ainda não foi anunciado oficialmente, mas, ao que parece, está praticamente decidido que o réveillon de 2013 em Salvador será comemorado na área em frente ao Mercado Modelo. A ideia parece excelente, afinal,  o réveillon passará a ser comemorado, como em todas as partes do mundo, nas proximidades dos monumentos que identificam a cidade.  Em Nova York o réveillon é realizado em Times Square, em Paris nas imediações da Torre Eiffel e no Rio de Janeiro na famosa praia de Copacabana, símbolos de cada uma destas cidades, nada mais natural, portanto, que em Salvador a festa seja comemorada em torno da Baía de Todos os Santos, nas imediações do Elevador Lacerda.  Claro, o Farol da Barra também é um símbolo de Salvador, mas uma experiência nova é sempre boa, além disso, se tudo der certo, ano que vem a cidade pode ter, como no Carnaval, dois circuitos de festa no Réveillon.  Caso se confirme o réveillon no Mercado Modelo, Salvador só terá a ganhar, afinal,  imagine o leitor, que beleza não será um espetáculo de fogos iluminando a Baía de Todos os Santos e o Elevador Lacerda.
                                       FÓRUM BAHIA ECONÔMICA/35 ANOS DO POLO
O ano de 2013 foi marcado pelas comemorações dos 35 anos do Polo Industrial de Camaçari e pela constatação  de que o distrito está cada vez mais dinâmico e competitivo. Fechando as comemorações será realizado nesta segunda-feira, no Pestana Bahia Hotel, o 1o Fórum Bahia Econômica com o objetivo de discutir os novos investimentos que estão sendo realizados no distrito e os caminhos para aumentar sua competitividade. O evento, uma realização do portal Bahia Econômica, que vai reunir as principais lideranças empresarias, politicas, do setor público e privado, além de intelectuais, professores e representantes do Polo Industrial de Camaçari, terá a presença, entre outras autoridades, do Governador Jaques Wagner, do Ministro dos Transportes, César Borges, do Ministro da Secretária dos Portos, Antônio Henriques, do Prefeito ACM Neto e do Presidente da Federação das Indústrias , José de Freitas Mascarenhas.  A presença da nata do empresariado baiano, do governador do Estado e de dois ministros da área de infraestrutura se constitui em ótima oportunidade para discutir as novas rotas da produção fabril no Estado e os investimentos em infraestrutura necessários para dar competitividade a produção industrial baiana. E para completar, o último painel do evento reunirá, dois pré candidatos ao governo do Estado, Rui Costa e José Sérgio Gabrielli.  
As inscrições podem ser feitas no portal Bahia Econômica.
Fonte:BahiaEconômica

Nenhum comentário: