quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Quando vai começar a se transformar em realidade? Não deixe para amanhã o bem que pode fazer hoje.





Considerado um dos maiores empreendimentos em infraestrutura e logística do Brasil, o Porto Sul, que será implantado em Ilhéus, é uma iniciativa que pretende criar um novo polo desenvolvimento socioeconômico. O Porto Sul, faz parte do complexo intermodal, que inclui a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), já em fase de construção e que articula o porto marítimo com as regiões produtivas do oeste da Bahia e o Brasil Central.

A estrutura concebida é de um moderno porto em mar aberto, que tem sua área de cais avançada e longe da praia, o que confere maior flexibilidade para aproximação das embarcações e para implantação de modernos equipamentos de carga e descarga, ocupando o mínimo da faixa da orla.

Inicialmente projetado para funcionar com estrutura de um Porto Público, associado ao Terminal de Uso Privativo da Bahia Mineração, a partir da Lei Estadual Nº 12.623/2013, o Governo da Bahia foi autorizado a formar sociedade com empresa interessada em construir, operar e explorar o Porto Sul.

Para o secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, “todo esforço do governo nos estudos de viabilidade, impactos e melhorias do projeto demonstram o alto grau de seriedade com que é tratado esse empreendimento. A realização de novas audiências reforçam o compromisso de um governo com transparência e o diálogo aberto com a população para apresentar, diretamente aos envolvidos, o que está sendo feito e quais serão os próximos passos para o projeto do Porto Sul”.

O Porto Sul terá investimentos de R$ 3,6 bilhões na construção da Terminal de Uso Privado da Zona de Apoio Logístico (ZAL), pela empresa que será selecionada através de edital público. A Bahia Mineração investirá R$ 2 bilhões na construção de seu terminal, incluindo os investimentos de infraestrutura no Porto Sul

Nenhum comentário: