“O hospital foi construído pela companhia na época da construção da barragem de Sobradinho e da Vila de Operários. O município não conseguiu manter o hospital que está há mais de cinco anos desativado e nos devolveu”, disse Alcântara.
Conforme o diretor, a reativação da unidade hospitalar é fundamental para garantir a qualidade de vida no município. “Além de atender nossos funcionários ativos e também os aposentados que ainda residem lá, os familiares deles e a comunidade em geral também será atendida no local”.
Paulo Afonso
O município de Paulo Afonso também será beneficiado por meio de parceria entre Sesab, Chesf e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A medida prevê que a gestão do Hospital Nair Alves de Souza, atualmente mantido pela companhia, seja de responsabilidade da Univasf. “Se tornará um hospital universitário e, nesta transição, nos comprometemos a implantar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de reformar e modernizar o hospital”, informou o diretor José Pedro Alcântara Júnior.
De acordo com o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira explicou que o projeto prevê o fornecimento de equipamentos pela Sesab e a Univasf faça a gestão da unidade.
Graduação em medicina na UFRB
Outro encontro que o secretário Jorge Solla realizou foi com dirigentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Na reunião, foi discutida a possibilidade de uma cooperação técnica entre a instituição e o Ministério da Saúde de Cuba com a participação da Sesab, através da Escola Estadual de Saúde Pública.
A intenção é que as unidades de saúde da família onde estão atuando profissionais cubanos pelo programa Mais Médicos possam funcionar também como campo de prática dos estudantes da graduação em medicina da UFRB e os médicos façam a integração ensino/assistência.
A pró-reitora de graduação da UFRB, Luciana Alaíde Alves Santana, classificou a parceria como positiva. “Esses diálogos são fundamentais para a estruturação do curso e a formação dos médicos pela UFRB”, afirmou.
Ascom Sesab
EESP/universidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário