terça-feira, 12 de novembro de 2013

Solla é um grande concorrente a pré-candidato ao governo da Bahia

Quantas vezes é necessário repetir para que a lembrança seja um fato real?

A Bahiafarma foi fechada no governo de Paulo Souto e em junho de 2011 o governador Wagner assinou o ato de recriação dessa empresa que será responsável pela produção de remédios para o SUS,ato embasado no empenho e labor do Dr.Jorge Solla. A BahiaFarma  já tem contratos de transferência  de tecnologia e está montando sua linha de produção. Conforme entrevista de Solla a ATARDE "Instalamos ainda a Universidade aberta do SUS e mais do que dobramos as vagas em residência médica para a formação de especialistas. A Bahia é o único  Estado do Brasil que tem mais vagas de residência médica do que de graduação.

Dou abaixo noticia oficial de grande importância.

Sesab adere ao Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica‏


Identificar em tempo real os estoques das centrais de abastecimento farmacêutico, nas farmácias e unidades de dispensação; rastrear os medicamentos distribuídos e dispensados; agendar as dispensações, identificar as demandas e atendimento e da origem das prescrições.

 Estes são apenas alguns recursos do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – Hórus, que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), aderiu, oficialmente, nesta segunda-feira (11), durante a abertura da 17ª Oficina Nacional de Apoio à Implantação/Implementação do Eixo Estrutura do Qualificar/SUS nos municípios do Plano Brasil sem Miséria, realizados no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador.

Na oportunidade, o diretor de Assistência Farmacêutica da Sesab, Lidemberg Costa, informou que “há mais de 3 anos, estava sendo negociada a implementação deste sistema para a Bahia. Isto vai permitir não apenas a programação da assistência farmacêutica, mas também a comparação de estatísticas com outros estados da federação”. O diretor também observou que há a expectativa de, até 2014, os 417 municípios baianos utilizarem o Hórus.

Durante a abertura do evento, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla foi representado pelo superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec), Alfredo Boa Sorte, que defendeu a utilização de iniciativas exitosas entre as três esferas de governo. “A criação e implementação de programas e ações, comprovadamente, eficientes devem ser compartilhados por todos os estados e municípios”.

Boa Sorte também apresentou alguns dados referentes à assistência assistência farmacêutica no Estado. “A Bahia tem a segunda maior rede de farmácia popular. Entregamos medicamentos a 70 mil pessoas, diabéticos e hipertensos. Cinquenta cidades já têm a Farmácia Popular na Bahia”.

Conforme a coordenadora de Assistência Farmacêutica Básica do Ministério da Saúde, Karen Sarmento, em 2013, a Bahia liderou os investimentos do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. “Ao todo, 22 estados utilizam o Hórus”, destacou.

A oficina será realizada até a próxima quinta-feira (14), para capacitar representantes dos municípios e do Estado, quanto à execução do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica e facilitar a implantação nos municípios habilitados em 2013, além de promover a implementação nos municípios habilitados em 2012.

Vou tratar abaixo da Farmácia Popular para que você integrante da população da Bahia tenha uma visão séria e real sobre o assunto. Em 2004 foi implantado o Programa Farmácia Popular resultante de parceria do Ministério da Saúde (MS), da Fundação Oswaldo Cruz(Fiocruz) com os Estados,municípios e instituições filantrópicas em todo o país.


Somente no governo Wagner com  Dr Jorge Solla como seu Secretário da Saúde no ano de 2007 foi inaugurada a 1ª Farmácia Popular no Estado,prestando atendimento prioritário a pacientes de baixo poder aquisitivo e atualmente são 61 unidades,sendo 17 em Salvador e as demais no interior, além de manter parcerias com farmácias privadas.

É bom entender que várias foram as ações e programas visando beneficiar a população de residentes e domiciliados no Estado da Bahia, das quais citamos : Antitabagismo,Mutirão de Cirurgias, Medicamento em Casa,Internação Domiciliar, Farmácia Popular, HumanizaSUS, Redução da Mortalidade Infantil,Vigilância Alimentar e Nutricional, Programa de Hipertensão Arterial,Controle de Infecção Hospitalar, DST/AIDS, Programa Diabetes Mellitus, Doenças e Agravos à Saúde, Tuberculose, Saúde Bucal, Transplantes, Saúde Toda Hora e Saúde Movimento.

E Solla e sua equipe trabalharam e ainda trabalham muito visando o beneficio da população daí muitas pessoas influentes entendem que Dr Jorge Solla é um grande concorrente a pré-candidato ao governo da Bahia.



ITF INAUGURA PLANTA QUE FORNECERÁ INSUMOS À BAHIAFARMA

A empresa ITF Chemical Ltda inaugura no dia 28 de novembro, às 9h, a sua planta de farmoquímica para produção, no Polo Petroquímico de Camaçari, do insumo básico do cloridrato de sevelamer, que será fabricado pela Bahiafarma para o Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil.

Deverão participar do evento o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governador do Estado Jaques Wagner, o secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla e o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.

A diretora geral da Bahiafarma, Julieta Palmeira, considera que a inauguração da planta farmoquímica da ITF permitirá que a Bahiafarma, em decorrência de Parceria de Desenvolvimento Produtivo com a indústria brasileira Cristália, fabrique na Bahia o medicamento cloridrato de sevelamer, ainda este ano. O medicamento será fornecido aos usuários do SUS com insuficiência renal crônica, em diálise, que necessitam dessa substância.

De acordo com a diretora geral da indústria pública de medicamentos, o cloridrato de sevelamer será o primeiro medicamento fabricado pela Bahiafarma e, através de parceria com o Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado, este medicamento será integralmente fabricado no Brasil e evitará que farmoquimicas de fora do país forneçam o insumo básico." A parceria de desenvolvimento produtivo expressa a atual política industrial do país que, com a participação decisiva do Ministério da Saúde, promove a incorporação de tecnologia por produtores públicos e privados de medicamentos, com vistas ao desenvolvimento do país", enfatiza Julieta Palmeira.
Fonte: Bahiafarma
Bahiafarma / ITF




Nenhum comentário: