terça-feira, 12 de novembro de 2013

Com mais de 120 mil cirurgias, programa Saúde em Movimento chega a Porto Seguro


  • Com mais de 120 mil cirurgias de catarata realizadas desde outubro de 2009, quando começou a estratégia, o Saúde em Movimento chegou à sua 58ª etapa.

    Desde segunda-feira (11), o programa atende em Porto Seguro, no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento. A programação segue até 17 de novembro e a previsão é que sejam realizadas 5 mil consultas oftalmológicas e 1.500 cirurgias de catarata para a população da região.

    Em Porto Seguro, o Saúde em Movimento dispõe de uma equipe com mais de 100 profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesista, enfermeiros, técnicos e equipe de apoio. A estrutura conta com duas carretas de atendimento, sendo uma específica para a realização das cirurgias e outra para consultas oftalmológicas, além de exames do aparelho ocular. A etapa terá ainda a fábrica de óculos para atendimento aos alunos do Todos pela Alfabetização (Topa)
    .
    Para ter acesso à estratégia, o usuário deverá procurar a Secretária de Saúde do seu município, que é responsável pelo agendamento. O Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) é indispensável para a realização do atendimento.

    “Com o Saúde em Movimento estamos dando a contribuição para milhares e milhares de baianos voltarem a enxergar ou melhorarem a sua visão”, disse o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, que visitou, nesta terça-feira (12), o local onde estão sendo realizados os atendimentos.

    O secretário ainda explicou que, nesta temporada do programa, crianças de sete a 14 anos também foram incluídas: “a equipe viaja para os municípios e as crianças triadas nas escolas que apresentam alguma suspeita de alteração visual passam por um exame completo e se precisarem, recebem óculos. Este trabalho está sendo feito com a Secretaria da Educação do Estado”.

    A dona de casa Roselita Sena, moradora de Belmonte, contou que já não consegue mais ler, por conta da doença. “Quero resolver logo meu problema de visão e voltar a ler minha bíblia”, disse ela, que, após ter passado pela primeira avaliação, elogiou o atendimento. A opinião foi compartilhada pela também dona de casa Rosa Barbosa Barreto, moradora de Nova Viçosa. “Graças ao programa, tive acesso ao atendimento”, afirmou Rosa.

    A Catarata

    A médica oftalmologista Mônica Melo explica que a catarata é uma doença do envelhecimento. “É uma das maiores causas de cegueira reversível. É uma doença de fácil resolução, mas é preciso que se dê acesso. Aqui, no [programa] Saúde em Movimento, a população tem acesso a um atendimento avançado”, afirmou.

    O superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Alfredo Boa Sorte, e o superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde, Andrés Alonso, e a diretora de Planejamento Estratégico, Claudia Almeida, também participaram da visita.
    AGECOM

    Nenhum comentário: