sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Salvador suas carências no sistema viário e a frota de veículos............

Cidade de dois níveis, com morros,elevados,cumeeiras,vales,ladeiras e que por sua acidentada geografia urbana, e a carência de planos para a expansão territorial, misturada pela falta de infraestrutura viária  hoje é considerada a capital do país que não tem hora ,nem dia para engarrafamentos. É o desafio que sofre as grandes cidades, pois todos os dias,todas semanas,todos os meses ,a cada ano se repete poucos investimentos em mobilidade urbana e a entrada de milhares de carros em circulação.

Conforme publicação de conceituados veículos de divulgação de 2001 a 2011 Salvador registrou aumento de 94,3% nos veículos em circulação (o 6º crescimento no país). Em motocicletas o crescimento foi da ordem de 468,1% o que equivaleu a classificação em 2º lugar nesse vetor estressante de uma população aprisionada e impedida de se locomover com rapidez.

Em 2012 a frota de mais de 815 mil veículos com base nos cadastrados pelo Departamento de Transito, considerado automóveis,caminhonetes,caminhões,ônibus,motos,micro ônibus e outros meios de transportes. Como ilustração de 460 mil em 2002 para 815 mil em 2012.

Os estudiosos afirmam que se as coisas continuarem acontecendo no mesmo ritmo dos últimos anos em 2040 chegaremos  a duas pessoas para cada veículo. E as vias de acesso?

Em outubro de 2013 a conclusão chegada era de que Salvador tinha apresentado na última década um crescimento de 74,37% e a Região Metropolitana de Salvador tinha majorado em 230,32%.

A conclusão é que a Via Expressa Baia de Todos os Santos tem que ser o exemplo para as melhoras de que a cidade precisa. Necessita de todas as requalificações das avenidas já existente em obras anunciadas pelo governador WAGNER e com algumas já em andamento e a construção da Avenida 29 de março, do Metrô e da construção de outras vias Expressas
como a Linha Viva, a Av.Atlântica,a Ponte de Salvador a Itaparica e muito mais.

É preciso também que determinados meios de comunicação mesmo que politicamente tenha lado não se transforme em comitê politico em que omite verdades favoráveis ao governo do Estado da Bahia e mascara noticias com a clara intenção de favorabilidade aos adversários dos governantes.

É mister que se escreva, fale, diga que uma grande revolução em atos construtivos tem que ser implementados com muita rapidez para sem fantasiar poder mostrar ao povo uma forma moderna de governar e tratar de uma cidade como Salvador

Nenhum comentário: