terça-feira, 19 de novembro de 2013

MOBILIDADE/METRÔ DE SALVADOR



O compromisso assumido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da CONDER, para a execução das obras da linha 1 do metrô de Salvador foi cumprido com a garantia da contrapartida financeira firmada junto ao Governo Federal (Ministério das Cidades/Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU), a Prefeitura de Salvador e o Banco Mundial.

Os recursos da ordem de U$ 50 milhões, provenientes de financiamento do Banco do Brasil, foram utilizados  na aquisição de seis veículos de transporte de alta capacidade fabricados pela empresa coreana Rotem e fornecidos pela Mitsui & Co Ltd. Cada composição conta com quatro vagões e capacidade de  transportar 1.250 passageiros (por vagão), possuindo ar condicionado e isolamento acústico.

Com vistas à realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, o Governo do Estado realizou um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da Mobilidade Urbana que garantiu a inclusão do projeto da linha 2 no Plano de Investimentos do Governo Federal. A ligação entre Salvador e Lauro de Freitas integra a Região Metropolitana e será realizada através de uma PPP - Parceria Público Privada, conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que representa um investimento total de R$ 4,2 bilhões no sistema de transporte de massa de alta capacidade. 
  


Apresentação do Projeto Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

Veja o edital de consulta pública

Nenhum comentário: