sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Informações para que você seja quem for, pense e formate um juízo

Segundo o IBGE a Bahia tem 15.044.127 habitantes, equivalente a 7,5% da população brasileira e é o quarto estado atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O Espirito Santo tem 3.838.363 habitantes é o 14º estado e sua população é de 1,9% da brasileira.

O Brasil tem de território 8.515.767,049 km2, dos quais a Bahia possui 564.733177 km2 para uns e/ou 564.692,699 km2 para outros oque representa 6,64% do solo pátrio.
O Espirito Santo tem 46.096,538 m2 e/ou 46.077,519 segundo aquelas mesmas correntes sobre os dados acima para a Bahia e representa 0,54% do chão brasileiro

O Brasil tem costa atlântica com a extensão do Cabo Orange até o Arroio Chui em torno de 7.408 km de extensão que aumenta para 9.198 se consideradas as saliências e as reentrâncias do litoral.
A Bahia tem 932 km ou 12,4% do litoral brasileiro;
O Espirito Santo tem 392 km ou 5,3%.
Ambos considerados a média brasileira de 7.367 km.

O PIB(2010, publicado em 11.11.2013) a Bahia era o 6º estado, atrás de São Paulo,Rio de Janeiro,Minas Gerais,Rio Grande do Sul e Paraná, com 154.340.000 e o Espirito Santo o 11º lugar com 82.122.000.

Em 08/11/2013 conforme o IBGE a Produção Industrial cresceu em seis de 14 locais pesquisados na passagem de agosto para setembro com ajuste sazonal e o resultado foi a Bahia com 6,8%, Rio de Janeiro 4,4%, Minas Gerais 4,1% e o que interessa no momento o Espirito Santo com 1,8%.

A noticia da semana que me chamou atenção foi " Bahia deve exportar ferro da mina de Caetité (BA) pelo Porto de Tubarão. Esse Porto no Espirito Santo está há mais de 1.000 km de distância da mina e a Bamin dona da exploração conseguiu licença ambiental e hídrica p/Inema do governo da Bahia para fazer exportação por rota alternativas e no mesmo momento comentários de que o Porto de Aratu muito mais perto dependeria de investimentos de mais de R$1 Bilhão para se adequar as necessidades operacionais de um porto exportador de minério de ferro. 

Enquanto isso o lenga lenga da construção do Porto Sul vem de 2007 para cá e nada,efetivamente nada que leve a crer que saia do papel. E a Ferrovia Oeste/Leste em todo seu percurso sofrerá ainda quantos embargos?

Quais os políticos que tem empenhado esforços para que essas obras se concretizem com rapidez?

Volto ao Espirito Santo  que tem o Complexo portuário dos maiores da América Latina com o registro de 9% do Valor exportado e 5% do importado.
Você que está lendo sabe a razão? então veja abaixo:
Porto de Tubarão : localizado em Vitoria, maior exportador de minério e pelotas do mundo. Movimenta também combustíveis e grãos. Tem a profundidade de 22,5 metros. É administrado pela Vale.

Porto de Praia Mole,também em Vitoria, com foco na exportação de minérios, com 50% das exportações brasileiras e tem terminal de produtos siderúrgicos. Profundidade 18 metros.(explorado pelo consórcio Arcelor Mittal Tubarão, Usiminas e Açominas)

Porto de Ubu, localizado na região sul, município de Anchieta é operado Samarco e foi instalado para movimentar minério de ferro e pelotas. É usado para receber as demandas do consumo da empresa. Profundidade 18 metros.

Porto de Vitoria, Movimenta cargas gerais, tem profundidade de 12,5 metros. Conta com vários terminais tanto em Vila Velha como em Vitoria. è administrado pela Codesa e o destaque o Terminal de Vila Velha (TVV) considerado de melhor índice de produtividade nas operações de embarques e descargas de navios (contêineres,carga geral,granito produtos siderúrgicos e veículos)

Porto de Regência em Linhares no norte do Estado é de uso privativo da Petrobras tem calado de 13 metros e opera com movimentação de granéis líquidos.

Porto Norte Capixaba, o mais recente do estado e tem a mesma função do Porto regência e fica em São Mateus e a administração é da Petrobras.

Porto de Barra do Riacho, conhecido também por Portocel, capacidade de 7,5 toneladas é o maior porto brasileiro especializado na movimentação de celulose, respondendo com 70% das exportações do país. Fica em Aracruz.


Quantas mercadorias e produtos da BAHIA são utilizados por esses portos?

Quantos interesses de fora e de dentro da Bahia estão impedindo ou criando embaraços para que o PORTO SUL não se transforme em realidade?

As respostas estão com vocês leitores, estudiosos, blogueiros, formadores de opinião e manobradores de noticias.

Enquanto isso na Bahia temos os portos de Salvador, Aratu, ambos precisando de ampliações e benfeitorias e o do Malhado em Ilhéus, de atualmente baixa movimentação.

Que venha de imediato o Porto Sul.







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