sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Novos caminhos para Salvador

Escrito por Jaques Wagner - Governador da Bahia - Publicado no jornal A Tarde edição de 1.11.13- A3


A presidente Dilma chega hoje à Bahia para inaugurar a Via Expressa Baía de Todos os Santos que, além de ligar a BR 324 ao porto de Salvador,oferece mais caminhos para a cidade se mover.  Talvez seja esta a mais importante intervenção urbana das últimas décadas em nossa capital.
A última grande obra foi,sem dúvidas,a Avenida Luiz Viana, a Paralela.
Na condição de governador,me empenhei pessoalmente no sentido de convencer a presidente a abrir sua agenda,transferir seus inúmeros compromissos, e nos visitar novamente porque ela foi de fundamental importância para que a via se tornasse realidade, através de uma parceria entre os governos federal e estadual.
O meu muito obrigado à presidente Dilma.
Posso assegurar ao leitor, residente em Salvador, que a via expressa é apenas o começo de uma série de intervenções focadas na mobilidade urbana. Essa via será imprescindível para a economia,pois passaremos a contar com um equipamento de infraestrutura motivando a movimentação para o nosso porto,contribuindo para o preço das cargas ser mais competitivo. Como consequencia  positiva teremos ainda a retirada de mais de dois mil veículos pesados, entre caminhões e carretas, que sobrecarregam as já saturadas avenidas de Salvador.
Independente deste aspecto econômico, gostaria de focar a importância da Via para a mobilidade em Salvador. Para os seus moradores exercerem o direito de ir e vir de forma mais rápida e humana. A via vai acrescentar novas rotas ao tráfego da cidade . As regiões do Comércio e da Cidade Baixa,de um lado, e do Iguatemi, Cabula e Paralela, do outro, vão ser interligadas pela via expressa.
O investimento em mobilidade é prioridade.
É o que o governo do estado está fazendo em parceria com o governo federal.
E mobilidade não é apenas construir novas pistas. É também investir em transporte público de qualidade. É investir em integração, em transporte multi-modal.
Num acordo com o município, a prefeitura passou o metrô para o estado, que está fazendo a sua parte.
Realizamos um leilão público para retomar as obras do metrô, com o compromisso de coloca-lo nos trilhos já no próximo ano,numa linha entre a estação da Lapa e o retiro. Finalmente,teremos metrô.
Vão ser duas linhas num total de 42 km. A primeira até a estação de Pirajá.A segunda do Bonocô ao vizinho município de Lauro de Freitas. Projetos já estão sendo feitos para que o metrô também chegue até Cajazeiras.
O governo federal também está investindo em VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) para o subúrbio e em BRT (Bus Rapid Transit), da Lapa ao Iguatemi, numa parceria com o governo estadual e a prefeitura,respectivamente.
Com isso,ganhamos moradores da capital,que brevemente poderão- distante dos engarrafamentos - ter uma qualidade de vida bem melhor,com mais tempo para a família, para o lazer,para o esporte,para a prática de leitura,etc.
Em parágrafo anterior, falei sobre intervenções que estão em processo de licitação ou mesmo sendo desenvolvidas pelo estado com foco em mobilidade urbana.
Exemplos são:  o complexo de viadutos do Imbuí e Narandiba. a duplicação da Pinto de Aguiar, a alça de ligação entre a avenida Luiz Eduardo Magalhães e a BR-324, a duplicação da Avenida Gal Costa indo até Pirajá, a duplicação da avenida Orlando Gomes, a implantação da 29 de março,entre outras.
Com as obras concluídas, Salvador terá pela primeira vez na historia dois corredores transversais ligando a baía de Todos os Santos à orla atlântica. Tudo isso incluindo o metrô, significa investimentos da ordem de R$7 bilhões.
Vale lembrar que a mesma parceria entre o estado e a união resultou na implantação do Complexo Viário 2 de julho, importante intervenção urbana nas proximidades do nosso aeroporto internacional.
A nossa obrigação é continuar trabalhando e buscando sempre o melhor para Salvador e para a Bahia. Talvez nunca se tenha feito tanto em mobilidade quanto nos últimos sete anos, graças principalmente ao apoio do ex-presidente Lula e da presidente Dilma.

                           

Nenhum comentário: