sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Trânsito de Salvador ganha mais agilidade com a Via Expressa



  • Maior intervenção viária nos últimos 30 anos, a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos foi inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (1º) pelo governador Jaques Wagner e a presidente Dilma Rousseff. No total, foram investidos na obra, considerada uma das principais intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), R$ 480 milhões, resultado de parceria dos governos federal e estadual. 
    O sistema viário, construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vai contribuir significativamente para desafogar o tráfego em áreas de grande congestionamento, como a Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula, Avenida Bonocô e San Martin. O trajeto entre a BR-324 e o Porto de Salvador será reduzido em 3,2 quilômetros. 
    A Via Expressa atende a uma importante demanda da população baiana por um novo acesso ao Porto de Salvador, o primeiro na Região Norte/Nordeste em movimentação de contêineres e um dos maiores em exportação de frutas. Além de impulsionar o desenvolvimento, dinamizando as relações comerciais, torna-se indutora da revitalização dessa área. 
    “Quando passei por esta via percebi a complexidade da obra e o quanto ela é importante para a população de Salvador. A partir de agora, o tráfego vai fluir melhor, dando mais qualidade de vida aos moradores que vão sair dos longos congestionamentos”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff.

    Trajeto reduzido 

    Por meio da via, caminhões e carretas serão conectados diretamente à BR-324 e ao porto, sem precisar trafegar no centro da cidade. A previsão é que na via trafeguem pelo menos 3.500 veículos de cargas e 59,5 mil veículos leves e ônibus, o que deve gerar uma média de 63 mil veículos/dia. 
    Ao circular pela Via Expressa, o motorista terá uma redução de 3,2 quilômetros no trajeto da BR-324 ao Porto de Salvador. Anteriormente, o trajeto era de 7,497 quilômetros rodados. Agora, apenas 4,297 quilômetros. O sistema viário perpassa Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo Dois Leões, Avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula e Acesso Norte.
    Sistema viário possui três túneis, duas passarelas e ciclovias
    A Via possui 10 faixas de tráfego - sendo seis para tráfego urbano e quatro exclusivas para veículos de carga -, três túneis, 14 elevados, duas passarelas, além de ciclovia, pista de rolamento e passeios. 
    O governador Jaques Wagner destacou a importância dos investimentos em infraestrutura na capital, citando também o metrô, que vai ter 40 quilômetros, os viadutos do Imbuí e de Narandiba, a duplicação da Avenida Pinto de Aguiar e a intervenção na Avenida Gal Costa, que vai da praia até a Suburbana, passando por Pirajá até o Alto do Cabrito. 
    “É uma obra monumental, a maior intervenção viária de Salvador nos últimos 40 anos, depois da construção da Avenida Paralela, que vai resolver as questões de mobilidade. Alguém que está em qualquer lugar da Cidade Baixa e queira ir para o aeroporto, entra em uma pista segregada, sai na BR-324, entra na a Luís Eduardo Magalhães, entra na Paralela sem passar pelo Iguatemi”, afirmou Wagner.

    Impactos positivos

    Ainda que, inicialmente, o benefício da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos tenha sido previsto na infraestrutura logística, que amplia a competitividade do Porto de Salvador, é na mobilidade urbana que se mostra o reflexo mais direto na vida dos soteropolitanos.
    Com a entrega da via completa e retirada do tráfego pesado de avenidas como Bonocô e San Martin, estimam-se impactos positivos inclusive na segurança no trânsito, com drástica redução de acidentes e do tempo de ir e vir.
    AGECOM

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