Maior intervenção viária nos últimos 30 anos, a
Via Expressa Baía de Todos-os-Santos foi inaugurada oficialmente nesta
sexta-feira (1º) pelo governador Jaques Wagner e a presidente Dilma Rousseff. No
total, foram investidos na obra, considerada uma das principais intervenções do
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), R$ 480 milhões, resultado de
parceria dos governos federal e estadual.
O sistema viário, construído pela Companhia de
Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vai contribuir
significativamente para desafogar o tráfego em áreas de grande congestionamento,
como a Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula, Avenida Bonocô e San Martin. O
trajeto entre a BR-324 e o Porto de Salvador será reduzido em 3,2
quilômetros.
A Via Expressa atende a uma importante demanda da
população baiana por um novo acesso ao Porto de Salvador, o primeiro na Região
Norte/Nordeste em movimentação de contêineres e um dos maiores em exportação de
frutas. Além de impulsionar o desenvolvimento, dinamizando as relações
comerciais, torna-se indutora da revitalização dessa área.
“Quando passei por esta via percebi a
complexidade da obra e o quanto ela é importante para a população de Salvador. A
partir de agora, o tráfego vai fluir melhor, dando mais qualidade de vida aos
moradores que vão sair dos longos congestionamentos”, afirmou a presidenta Dilma
Rousseff.
Trajeto reduzido
Por meio da via, caminhões e carretas serão
conectados diretamente à BR-324 e ao porto, sem precisar trafegar no centro da
cidade. A previsão é que na via trafeguem pelo menos 3.500 veículos de cargas e
59,5 mil veículos leves e ônibus, o que deve gerar uma média de 63 mil
veículos/dia.
Ao circular pela Via Expressa, o motorista terá
uma redução de 3,2 quilômetros no trajeto da BR-324 ao Porto de Salvador.
Anteriormente, o trajeto era de 7,497 quilômetros rodados. Agora, apenas 4,297
quilômetros. O sistema viário perpassa Água de Meninos, Ladeira do Canto da
Cruz, Estrada da Rainha, Largo Dois Leões, Avenida Heitor Dias, Rótula do
Abacaxi, Ladeira do Cabula e Acesso Norte.
Sistema viário possui três túneis, duas
passarelas e ciclovias
A Via possui 10 faixas de tráfego - sendo seis
para tráfego urbano e quatro exclusivas para veículos de carga -, três túneis,
14 elevados, duas passarelas, além de ciclovia, pista de rolamento e
passeios.
O governador Jaques Wagner destacou a importância
dos investimentos em infraestrutura na capital, citando também o metrô, que vai
ter 40 quilômetros, os viadutos do Imbuí e de Narandiba, a duplicação da Avenida
Pinto de Aguiar e a intervenção na Avenida Gal Costa, que vai da praia até a
Suburbana, passando por Pirajá até o Alto do Cabrito.
“É uma obra monumental, a maior intervenção
viária de Salvador nos últimos 40 anos, depois da construção da Avenida
Paralela, que vai resolver as questões de mobilidade. Alguém que está em
qualquer lugar da Cidade Baixa e queira ir para o aeroporto, entra em uma pista
segregada, sai na BR-324, entra na a Luís Eduardo Magalhães, entra na Paralela
sem passar pelo Iguatemi”, afirmou Wagner.
Impactos positivos
Ainda que, inicialmente, o benefício da Via
Expressa Baía de Todos-os-Santos tenha sido previsto na infraestrutura
logística, que amplia a competitividade do Porto de Salvador, é na mobilidade
urbana que se mostra o reflexo mais direto na vida dos soteropolitanos.
Com a entrega da via completa e retirada do
tráfego pesado de avenidas como Bonocô e San Martin, estimam-se impactos
positivos inclusive na segurança no trânsito, com drástica redução de acidentes
e do tempo de ir e vir.
AGECOM
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