quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Salvador como ela é...a redução territorial e suas necessidades - Parte I

Pensargrande publicou por várias vezes sobre a ocupação territorial de Salvador com visão aérea  que retratava e ainda espelha com força sem contra-argumentação a proliferação de favelas por todos os lados e por todos os cantos.

Quantos foram os governos responsáveis por invasões erguidas nas imediações de linhas de alta tensão e/ou até embaixo delas e também em zonas de elevados riscos?

Quantos mandatos de Prefeitos permitiram esse grande atentado contra os desiguais pobres que se arriscavam a moradias de submundo e que também representava um atentado contra a topografia do município?

O que o governador do Estado no decurso desses longos 50 anos fez para não permitir essa monstruosa avalanche de favelas?

Qual o comportamento dos MP´s e de ONGs em defesa do meio ambiente levando em conta a insalubridade dessas áreas em que tinha falta de tudo e principalmente de saneamento básico?

O IBGE aponta no país 618.955 construções penduradas em encostas e dentre elas 27.478 casas erguidas nas imediações de alta tensão (área de domínio público e faixa de servidão)com a lei proibindo até por questão de segurança a existência  de construções habitacionais.

O que foi feito em verdade em defesa da cidade?

Para um melhor entendimento sobre Salvador que é o 2º lugar em favelas erguidas em declives, acidentes geográficos com 137.283 domicílios nessa situação é que usando informações oficiais (IBGE) comentamos abaixo sobre a formação de seus habitantes,religiões e desigualdade social.


Etnias

Salvador é o centro da cultura afro-brasileira. A maior parte da população é negra ou parda
Segundo dados divulgados pelo IBGE em 2010 para a região metropolitana de Salvador é constituída de:
 51,7% da população (1.382.543) é de cor parda (pessoas multirraciais), 27,8% negra (743.718),
 18,9% branca (505.645), 
1,3% povos asiáticos (35.785) e 0,3% povos ameríndios (7.563).

 Salvador é a cidade com o maior número de descendentes de africanos no mundo, seguida por Nova York, majoritariamente de origem iorubá, vindos da Nigéria, Togo, Benim e Gana.

Um estudo genético realizado na população de Salvador confirmou que a maior contribuição genética da cidade é a africana (49,2%), seguida pela europeia (36,3%) e indígena (14,5%).

 O estudo também concluiu que indivíduos que possuem sobrenome com conotação religiosa tendem a ter maior grau de ancestralidade africana (54,9%) e a pertencer a classes sociais menos favorecidas.

Religião

Religião em Salvador
Religião

Porcentagem
Catolicismo romano
  
58,74%
Sem religião
  
18,14%
Protestantismo
  
15,13%
Espiritismo
  
2,53%
Salvador em termos de religião é conhecida por ter 365 igrejas católicas( o que não é verdadeiro), uma para cada dia do ano, além do sincretismo religioso, onde o catolicismo convive junto ao candomblé.

 O número de evangélicos vem crescendo a cada ano, já respondendo por 15% da população soteropolitana.

 Possui ainda um percentual significante de espíritas, e de pessoas não-religiosas
No Brasil, o Primaz é o Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Pobreza e desigualdade social

Além da desigualdade social, há tempos, a capital da Bahia também sofre com o turismo sexual, desemprego e violência, iluminação pública e saúde precárias, crescimento desordenado (favelização) e desrespeito ao meio ambiente. 

 A cidade possui a nona maior concentração de favelas entre os municípios do Brasil com 99 favelas.

Apesar de ser a segunda capital mais rica do Nordeste e entre as primeiras do Brasil, alguns indicadores relativizam essa riqueza. Como no resto do Brasil - e principalmente do Nordeste -, há uma grande desigualdade em diversos aspectos. 

O IDH é levemente maior que o do Brasil, mas pode se reduzir a níveis da África ou se elevar a níveis da Europa, dependendo do bairro ou região da cidade considerados.

De acordo com o PNUD, o IDH-M do Itaigara é 0,971, fazendo do bairro um dos detentores do melhor IDH-M do Brasil.
 O Caminho das Árvores, Iguatemi, Pituba e Loteamento Aquárius-Santiago de Compostela possuem 0,968.
 A Avenida Paulo VI e Parque Nossa Senhora da Luz possuem 0,965, fazendo destes todos citados iguais ou maiores que da Noruega, líder mundial há seis anos. 

 Porém, locais como Areia Branca e CIA Aeroporto (0,652), Coutos, Felicidade (0,659), Bairro da Paz e Itapuã (0,664) apresentam índices menores que países como a África do Sul, Guiné Equatorial e Tajiquistão, localizados na África e Ásia Central.

Leia amanhã Parte II

Nenhum comentário: