sábado, 2 de novembro de 2013

A magnitude da Via Expressa Baia de Todos os Santos não deve ser mensurada pela importância e grandeza da obra por si só...


E sim pela transformação realizada em área ocupada e habitada que ampliaram as dimensões do sistema viário e a forma de magnificar os espaços em beneficio da sociedade como um todo, engrandecendo a mobilidade urbana e inclusive mudando a geografia urbana de parte da velha Salvador.

E tudo isso é pouco se não se levar em conta que todo o percurso da Via Expressa merece no mínimo um ensaio fotográfico de toda a região da Rótula do Abacaxi, Avenida Barros Reis, Heitor Dias, Dois Leões, Baixa de Quintas, Ladeira do Paiva, Estrada da Rainha, Largo do Queimadinho, Soledade e até parte do comércio, com farto material de como era antes e como está agora (poderá ser realizado por órgão do governo e ou por organizações não governamentais)

Essa obra que de fato demorou quatro anos,transformou, requalificou, revitalizou e dotou a cidade de obra de grande vulto e de poder decisório em favor de Wagner/Dilma.

Obra concebida, modificada em seu projeto inicial e consumada em área residencial e comercial, sem condições de evitar as desapropriações necessárias em fazer acontecer à cidade crescer sem os imensos transtornos em que seus habitantes vivem agora, com os engarrafamentos diários e de todos os momentos em suas principais vias de tráfego.

As Vias Expressas que precisam ser construídas como a Linha Viva e a Atlântica embora com maiores quilometragens sejam extremamente mais fáceis por não envolver áreas sujeitas a indenizações quando nada por agora.

A Linha Viva será implantada em parte considerável da faixa de servidão da Chesf (onde estão construídas as linhas de Transmissões) e que até por legalidade não deveria ter construções as quais estão situadas em espaços de invasões (bem isso é assunto para outra ocasião)

Para concluir sei que tenho altíssima capacidade mental e o poder de memória incomum (morei na Baixa de Quintas e depois na Estrada da Rainha em torno de 50 anos atrás) e por isso aplausos para a vontade proativa e intelectualizada de Wagner em vir usando em favor da governabilidade,pois queiram ou não essa obra transformou,requalificou, revitalizou uma área que a maioria dos residentes e domiciliados de Salvador evitava passar.


Lamento que parte da imprensa não tenha sem fantasiar atribuído o destaque que a Via Expressa Baía de Todos os Santos merece.

Nenhum comentário: