quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Remédios importados para renais crônicos serão fabricados na Bahia


ITF Chemical produzirá insumo básico de medicamento que será fabricado pela Bahiafarma e fornecido gratuitamente pelo SUS

Pacientes renais crônicos do Brasil - nove mil só na Bahia - vão ser beneficiados com a inauguração nesta quinta-feira (28/11), no Polo Industrial de Camaçari, da planta de farmoquímica da ITF Chemical. A empresa italiana produzirá o insumo básico do medicamento cloridrato de sevelamer, que será fabricado pela Bahiafarma para fornecimento gratuito aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com insuficiência renal crônica em diálise.
Este será o primeiro medicamento fabricado pela empresa estatal, reaberta no atual governo, após 12 anos de fechada. Na cerimônia, o governador Jaques Wagner destacou a evolução tecnológica do estado. "Demos um salto enquanto baianos e brasileiros. A Bahiafarma foi recriada e se tornou formuladora de tecnologia. Tenho muito orgulho de uma fábrica que passa a desenvolver tecnologia para todo país. É uma parceria dos governos federal e estadual, Anvisa [Agência de Vigilância Sanitária) e ITF Chemical, que vai beneficiar pacientes da Bahia e do Brasil".
Segundo o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a distribuição dos remédios começa no início do próximo ano. Participaram também da inauguração o presidente da ITF Chemical, Paolo Oligeri, o secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, e o gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, Antonio Mallet.

Fonte: Secom

Nenhum comentário: