quinta-feira, 21 de novembro de 2013

SERVIÇOS DE SAÚDE BENEFICIAM CHAPADA DIAMANTINA


A população de Itaberaba e de outros 13 municípios da região já conta com o novo serviço de nefrologia da Chapada Diamantina. Inaugurada na manhã desta quinta-feira (21) pelo governador Jaques Wagner e pelo Secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a unidade vai funcionar no Hospital Regional de Itaberaba com capacidade para atender até 210 pacientes por dia gradativamente nos próximos seis meses. Também no município, funciona o atendimento do programa Saúde em Movimento até a próxima terça-feira (26).

O serviço de nefrologia possibilitará aos pacientes renais crônicos o atendimento por meio de Terapia Renal Substitutiva (TRS) como hemodiálise e diálise peritoneal.
 Antes da implantação da unidade, os moradores da região precisavam se deslocar para ter acesso a este tipo de tratamento em Feira de Santana e Salvador.

"Temos ampliado as instalações para pacientes que dependem de hemodiálise, que já sofrem pelas próprias condições e pelas sessões e precisavam se deslocar por 200 ou 300 quilômetros para ter acesso ao tratamento", disse Wagner.

A 58ª Etapa do Saúde em Movimento disponibiliza cinco mil consultas oftalmológicas e 1.500 cirurgias de catarata. O Serviço Oftalmológico tem uma equipe de mais de 100 profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesista, enfermeiros, técnicos e apoio. 

O público é formado por alunos do TOPA e população com idade a partir de 60 anos. A etapa terá uma fábrica de óculos para atendimento aos alunos do TOPA. O Cartão Nacional de Saúde é obrigatório para o atendimento. 
No total, a estratégia já realizou mais de 110 mil cirurgias em todo o estado.
Secom

Nenhum comentário: