quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Energia na Bahia

Publicação apresenta potencial da Bahia no setor de energia eólica

Atlas Eólico da Bahia possui 62 mapas que ilustram os diferentes parâmetros da distribuição dos ventos sobre o território baiano


O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (13.11), em Salvador, o Atlas Eólico da Bahia, publicação que reúne o mapeamento do potencial eólico do estado, elaborado a partir de simulações computacionais e dados de ventos medidos durante os últimos anos em diversas localidades da Bahia e obtidos por meio de parcerias do Governo com 14 empreendedores do setor de energias renováveis.
O lançamento foi realizado no Gran Hotel Stella Maris, na cerimônia de abertura do 5º Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos, com a presença do governador Jaques Wagner. "Nos últimos anos, a Bahia se apresenta como o segundo maior estado brasileiro com potencial eólico, podendo ir até para o primeiro por causa da qualidade dos ventos e o mapa mostra bem esse potencial baiano. A energia eólica representa desenvolvimento econômico para o estado, é uma opção de energia limpa", comentou o governador. Já foram implantados sete empreendimentos eólicos na Bahia, nos municípios de Brotas de Macaúbas, Caetité, Pindaí e Igaporã, totalizando R$ 2,1 bilhões.
O Atlas possui 62 mapas que ilustram os diferentes parâmetros da distribuição dos ventos e de outras variáveis climáticas sobre o território baiano, bem como aspectos gerais sobre a infraestrutura e legislação ambiental. A distribuição será nos formatos livro (96 páginas, 46x33cm) e mapa de parede (70x100cm).

Nenhum comentário: