Publicação apresenta potencial da Bahia no setor de energia eólica
Atlas Eólico da Bahia possui 62 mapas que ilustram os diferentes parâmetros da distribuição dos ventos sobre o território baiano
O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (13.11), em Salvador, o Atlas Eólico da Bahia, publicação que reúne o mapeamento do potencial eólico do estado, elaborado a partir de simulações computacionais e dados de ventos medidos durante os últimos anos em diversas localidades da Bahia e obtidos por meio de parcerias do Governo com 14 empreendedores do setor de energias renováveis.
O lançamento foi realizado no Gran Hotel Stella Maris, na cerimônia de abertura do 5º Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos, com a presença do governador Jaques Wagner. "Nos últimos anos, a Bahia se apresenta como o segundo maior estado brasileiro com potencial eólico, podendo ir até para o primeiro por causa da qualidade dos ventos e o mapa mostra bem esse potencial baiano. A energia eólica representa desenvolvimento econômico para o estado, é uma opção de energia limpa", comentou o governador. Já foram implantados sete empreendimentos eólicos na Bahia, nos municípios de Brotas de Macaúbas, Caetité, Pindaí e Igaporã, totalizando R$ 2,1 bilhões.
O Atlas possui 62 mapas que ilustram os diferentes parâmetros da distribuição dos ventos e de outras variáveis climáticas sobre o território baiano, bem como aspectos gerais sobre a infraestrutura e legislação ambiental. A distribuição será nos formatos livro (96 páginas, 46x33cm) e mapa de parede (70x100cm).
Nenhum comentário:
Postar um comentário